TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Pratica Da Educação física

Monografias: Importancia Da Pratica Da Educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 6

OBJETIVOS GERAIS

Conscientizar o efetivo da Base Aérea de Anápolis da importância pratica regular de educação física e mostrar sua relação direta com a procura do serviço de saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Apontar os principais benefícios da pratica regular de atividade física.

2- Apontar as principais conseqüências do sedentarismo.

3- Comparar a evolução de dois grupos, um com 15 militares que foram assíduos nas instruções de treinamento físico e outro grupo não assíduo, ao longo de 5 anos.

ESTRUTURA

1) ASPECTOS INICIAIS – INTRODUÇÃO

2) REFERENCIAL TEÓRICO

3) PROBLEMA DE PESQUISA

4) METODOLOGIA

5) APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

6) CONCLUSÃO

ASPECTOS INICIAIS - INTRODUÇÃO

Segundo Vagner Raso (2007), o binômio atividade física e saúde é tratado desde a antiguidade pelos chineses e gregos. Mas foi no início do último século que despertou o interesse da comunidade cientifica e o tema adquiriu significativo interesse.

A contextualização da atividade física é extremamente ampla e deve ser considerada como qualquer movimento corporal voluntario produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em dispêndio de energia acima do basal. Então, a atividade física se apresenta por meio de várias categorias de acordo com o gasto energético e ocorre enquanto a pessoa trabalha ou esta no tempo livre, e demonstra correlação positiva com a aptidão física (que não necessariamente se associam com a saúde), que por sua vez, é definida como uma série de atributos que a pessoa possui ou alcança e que lhe permite realizar as tarefas diárias sem prejuízo. Existem vários componentes que contribuem para a aptidão física; há aqueles relacionados às habilidades motoras (agilidade, destreza, coordenação motora, velocidade de reação ) e os relacionados a saúde( endurance cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade, endurance e força musculares).

Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo destacar os benefícios de uma atividade física regular, as principais causas do sedentarismo, além de comparar a evoluçao do treinamento de um grupo de militares de 2009 para a melhoria da qualidade de vida, e sobretudo, na vida do militar.

No ambiente militar, a saúde e a aptidão física são fatores de suma importância. O treinamento físico desenvolvido nas organizações militares (OM) brasileiras estimula o desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória no corpo de tropa, uma vez que sua melhoria contribui para o aumento significativo da prontidão dos militares para o combate. Além de indivíduos aptos fisicamente serem mais resistentes às doenças e terem maiores níveis de auto-confiança e motivação (ICA 54 – 3).

REFERENCIAL TEÓRICO

1) BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA

A Educação Física Militar está diretamente relacionada à saúde do militar, a qual é definida como um estado em que organismo funciona normalmente não bastando apenas estar desprovido de doenças, mas levando uma vida executando procedimentos que proporcionem afastar ao máximo os fatores de risco.

Segundo Vagner Raso (2007), as adaptações morfológicas e funcionais crônicas induzidas pelo exercício físico são reduzidas ou retornam a situação anterior ao treinamento quando o programa de exercícios é interrompido. Este fenômeno tem sido denominado como efeito da pausa de treinamento ou, simplesmente, destrenamento, e a magnitude da reversibilidade é proporcional ao período de ausência de estimulo, muito embora possa ocorrer em diferentes velocidades.

Segundo a ICA 54 – 3, visando uma melhor aderência do militar ao treinamento físico, é fundamental:

a) a unidade militar deverá incentivar o efetivo à prática regular de atividade física, informando seus benefícios;

b) a aquisição e melhoria de meios para a prática das atividades;

c) a participação ativa do comandante nas instruções de educação física primordial para o exemplo e motivação da tropa;

d) ação de comando é fator decisivo na motivação. Sem uma permanente ação de comando, em todos os escalões, certamente os objetivos do treinamento físico não serão atingidos;

e) a adequação de horários convenientes que possibilitem a prática por todos os militares;

f) a exigência da freqüência às instruções de Educação Física e a manutenção do horário para este fim, o qual não deve ser destinado à realização de outras atividades;

g) o orientador deverá sempre propor aos militares que tracem objetivos breves e acessíveis;

h) deve-se dar preferência às atividades moderadas, pois estão associadas a menores índices de desistência;

i) deverão, também, ser incentivadas atividades que causam prazer e descontração da tropa; e

j) o incentivo à realização de competições desportivas (ICA 54 -3, p.11,2011).

PROBLEMA DE PESQUISA

Benefícios da Atividade Física em sua vida diária

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, precisa ficar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.

A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

Benefícios da atividade física:

Na aparência:

Melhora seu visual

Melhora sua postura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com