TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LUDICAS PARA O TRABALHO DO PEDAGOGO

Monografias: A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LUDICAS PARA O TRABALHO DO PEDAGOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O tema “A importância das atividades lúdicas para o trabalho Pedagogo” busca conscientizar o educador de que os problemas referentes à alfabetização estão relacionados às práticas educativas. Devido a este fator propomos no Projeto de Ensino o seguinte tema “A importância das atividades lúdicas para o trabalho Pedagogo” o mesmo foi desenvolvido no Colégio Centro Educacional Autentico LTDA. Este tema visou abordar um novo olhar, buscando romper com o tradicional.

Este artigo trata do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados às crianças, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos.

Todo o ser humano pode beneficiar-se de atividades lúdicas, tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Através das atividades lúdicas desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papéis sociais.

O objetivo proposto para o projeto foi refletir sobre a importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitador do ensino/aprendizagem do aluno na alfabetização; Auxiliou os professores em sua prática pedagógica através do trabalho lúdico; Estimulou o pensamento lógico independente dos alunos desenvolvendo a criatividade individual e coletiva; Auxiliou os professores em sua prática pedagógica através do trabalho lúdico; Aferiu o jogo, a musica, o teatro, a dança como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, como atividade prazerosa, interessante e desafiante, identificando as atividades lúdicas como subsídio para o ensino-aprendizagem.

Através do projeto de ensino escolhido analisamos as atividades Lúdicas sob o olhar do Pedagogo, no processo ensino-aprendizagem, resgatando e integrando as crianças no âmbito escolar, como também combatendo as dificuldades e problemas de aprendizagem.

Justificou-se tal projeto, pois o mesmo tratou do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados às crianças, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos.

O projeto desenvolvido buscou entender o processo de construção das crianças através daquilo que a satisfaz- brincar. Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. É importante refletirmos sobre a posição que ocupamos como educador.

O lúdico oferece no exercício da aprendizagem, um suporte no momento da construção da proposta pedagógica, vislumbrando ao educador oportunidades para uma tomada de postura crítica e consciência fonológica na fase da construção da escrita.

A proposta das Atividades Lúdicas prevê uma maior aproximação da criança aos conteúdos escolares neles envolvidos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis à aprendizagem desses conteúdos.

Salientamos que o espaço educacional está permeado por diversas situações e problemas, que resultam em barreiras e que levam determinados estudantes a apresentarem dificuldades relacionadas ao ato e ação de aprender. É nesta perspectiva que o pedagogo pode contribuir através das atividades lúdicas.

Podemos dizer que nas atividades lúdicas ultrapassamos a realidade, transformando-a através da imaginação. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens.

Uma vez que pedagogo planeja a exploração do lúdico, este deixa de ser desinteressado para o aluno, porque visa à elaboração de processos de processos de análise de possibilidade e tomada de decisão: habilidades necessárias para o trabalho com resolução de problema, tanto no âmbito escolar como no contexto social no qual todos estamos inseridos.

Nesta perspectiva, o sujeito além de ser envolvido em um contexto lúdico, deve colocar seu pensamento em movimento, enfrentando uma situação que o leve a elaborar estratégias para resolver as atividades subsequentes, as quais serão avaliadas no decorrer da aplicação das atividades.

O interesse pela pesquisa originou-se mediante à dificuldades que algumas crianças expressavam no momento em que estavam sendo alfabetizadas, portanto, uma ajuda muito importante dada a essas crianças, seria a implantação do lúdico em suas atividades escolares. Através do qual serão esclarecidos mediante pesquisas bibliográficas. Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social.

De acordo com LARA (2001, p. 141), a preocupação pedagógica é encontrar meios capazes de favorecer o processo de construção dos conhecimentos, pois, é através deste processo que o aluno irá atingir os níveis mais avançados de desenvolvimento conceitual.

Assim o lúdico, se aplicado de maneira planejada, alcança o objetivo como reforço significativo no processo ensino aprendizagem e pode tanto registrar o desenvolvimento da criança quanto preencher necessidades e permitir o envolvimento com o mundo imaginário, favorecendo a ação cognitiva por meio do estágio de transição entre pensamento e objeto real.

A IMPORTÃNCIA DAS ATIVIDADES LUDICAS PARA O TRABALHO DO PEDAGOGO

Vivemos em constantes mudanças que modificam o ambiente interno e externo de povos e nações. Atualmente a escola está inserida num cenário de modernidade, luta para vencer novos desafios.

Todo o ser humano pode beneficiar-se de atividades lúdicas, tanto pelo aspecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com