TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Inclusão No Desenvolvimento Do Educando.

Exames: Importância Da Inclusão No Desenvolvimento Do Educando.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

O Trabalho do Pedagogo no Espaço Educativo

Este portfólio foi desenvolvido a partir de relatos de experiências vividas e discutidas com tutores do Curso de Graduação em Pedagogia do 2º período da Universidade do Estado do Pará (UNOPAR). O qual trás uma proposta de Ação Educacional, ressaltando a importância da inclusão no desenvolvimento do educando.

Observou-se, que, apesar de entendermos essa importância foram vistas as dificuldades enfrentadas pelos professores e tendo em vista a falta de materiais adequados, a não capacitação e números de alunos em sala de aula.

A inclusão destes e sua socialização é um avanço para o desenvolvimento da educação.

Atualmente tanto nas escolas públicas como nas instituições de ensino, estão voltadas para alunos que apresentam necessidades diversificadas.

De acordo com a Lei, essa inclusão deve acontecer mesmo que a escola não tenha condições materiais e estruturais, e o mesmo não poderá ter sua matrícula recusada na Unidade de Ensino.

O pedagogo junto com a equipe técnica através das devolutivas (atestado médico) e parceria de pais, professores, alunos e escolas inserindo esse aluno da melhor forma possível, com atividades e atendimentos individuais como: Fonoaudiologia e outros.

O educador com suas experiências pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar, estimulando-o a participar das atividades lúdicas, recreativas e coletivas evitando que o mesmo fique na mesmice de tarefas individualizadas, sem nenhum prazer e se isolando.

É preciso projetar um bom projeto pedagógico que favoreça a este alunos e que toda a turma participem como, por exemplo, propor a toda classe a realização de dinâmicas participativas onde o foco centrado seja este aluno com a participação de todos. Uma sugestão seria a proposta de convocar a todos para participarem de um evento chamado “Soletrando”.

Nesta dinâmica seria interessante destacar para esse aluno algumas palavras em que ele tem dificuldades e troca o T pelo D e o R pelo L, incentivá-lo a tentar trabalhar a leitura com calma e compreensão, essa tarefa seria dirigida aos professores. Existem ainda outras dinâmicas que poderiam ser realizadas para melhorar o relacionamento entre esse aluno com os outros e com os professores. Um exemplo disso seria realizar um debate, nessa tarefa todos os alunos e educadores promoveriam uma forma de interagir com esse aluno que apresenta dificuldades em se relacionar com os outros.

As dinâmicas e debates criados pelos professores e a participação dos alunos é de grande importância para esse aluno e ajudaria bastante na sua aprendizagem, na assimilação dos conteúdos das matérias e no seu desenvolvimento, até mesmo porque ele precisa acreditar que pode mudar e que é capaz.

Se todos unirem em um só objetivo o de ajudar esse aluno a superar as dificuldades no caminho da sua aprendizagem, acreditamos que ele iria sim melhorar o relacionamento escolar e amenizaria mais essa situação, ou seja, deixemos de lado as características físicas deste aluno e passamos a observar os pontos positivos. Podemos perceber que essa pessoa sabe lê alguma coisa. Examinar o que leva este aluno ficar impaciente e agitado em sala de aula. A equipe pedagógica deve olhar essa questão como um desafio à educação e não como uma dificuldade. Entretanto esses educadores deveriam explorar o mesmo, tirando proveito daquilo que mais o interesse para que o aluno possa interagir com os demais colegas, possibilitar manifestação de afeto, de elogios. Desempenhar brincadeiras, desenhos, pinturas, histórias que envolva todos da sala inclusive o professor, gerando um ambiente de comunicação e aprendizagem. Cabendo a cada professor e colegas de sala saber que este aluno tem uma dificuldade especial, porém todos devem ter paciência para com o mesmo, sempre respeitando o seu espaço e individualidade.

Na medida em que um aluno recebe elogios todas as vezes que fazer alguma tarefa, com certeza irá tentar fazer ainda melhor.

Sabendo que, para trabalhar em sala de aula e desenvolver a aprendizagem e o desenvolvimento escolar do aluno podemos utilizar filmes, histórias infantis, tarefas dinâmicas que possam construir momentos de atenção e interesses, não ficar apenas numa aula teórica e com a mesma rotina.

Segundo Gonçalves e Silva, educar para a diversidade é fazer das diferenças um triunfo, explorá-las na sua riqueza, possibilitar a troca de conhecimentos, proceder como um grupo, entender que o acontecer humano é feito de avanços e limites.

Que a busca do novo, do diverso que impulsiona a nossa vida deve nos orientar para a adoção de práticas pedagógicas, sociais e políticas em que as diferenças sejam entendidas como parte de nossa vivência e não como algo exótico ,nem desvio ou desvantagem.

Assim de acordo com o autor é fazer da diversidade, uma importante riqueza de troca de conhecimentos, melhorando seu desempenho. Que a diferença nos possibilita a adotar hábitos de educação que faz parte de nossas vidas e não como algo estranho ou um problema a ser enfrentado na área da educação, assim, cabendo o profissional da educação combater isso sempre, realizando um trabalho de humanização para que os alunos se conscientizem que somos todos diferentes. Cada um tem as mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com