TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do professor e um eixo fundamental do desenvolvimento dos educando

Por:   •  20/6/2015  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

  O papel do professor e um eixo fundamental do desenvolvimento dos educandos, sendo assim a mediação deve ser muito além do que a vista no senso comum, na qual o docente simplesmente ajuda o aluno e está finalizado o sua atuação. Atualmente a mediação deve ir muito além dessa perspectiva, é necessário que o professor interaja com seus alunos, conhecendo suas habilidades, e suas dificuldades, para assim apontar caminhos para um bom desenvolvimento na aprendizagem dos educandos.

Portanto em uma situação por exemplo em que o professor percebe que não está conseguindo fazer com que seus alunos compreendam as noções que envolvam a “adição”, bem como operacionalizar as chamadas “continhas”, é de extrema importância a execução de uma boa mediação. Sendo assim é de suma importância a mediação do professor no processo de aquisição dos conceitos matemáticos, tanto através do diálogo quanto na utilização de recursos lúdicos. Na situação problematizada, acreditamos que o conceito de soma ainda não foi adequadamente formado pelas crianças, e se estas não entenderam o conceito, não conseguem trabalhar com ele. Assim, recomendamos o trabalho com situações cotidianas de uso das operações básicas que permitam aos alunos elaborar generalizações e abstrair o conceito da soma.

Deve haver dialogo e efetiva interação mostrando como manusear materiais concretos, conversando e envolvendo através do diálogo toda a turma para que a partir daí; as crianças construam mentalmente e oralmente os conceitos de soma e, em uma segunda instância, expressar esse raciocínio por escrito.

Recomendamos a utilização de jogos didáticos que envolvam as operações matemáticas, os quais são de grande valia no processo de aprendizagem. Orientamos ainda a realização de atividades e brincadeiras em grupo, de forma a permitir que alunos que já começaram a se apropriar do conceito da soma consigam ajudar seus companheiros por meio do lúdico e do fazer juntos. A utilização de tampinhas de garrafa pet é um grande auxilio também durante as atividades que envolvem soma. E a tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizagem, os alunos podem jogar jogos online que ensinam a adição no laboratório de informática.

Conclui-se que no processo de ensinar e aprender matemática, faz-se necessário considerar a sua dimensão histórica em interdependência com os aspectos lógicos do conhecimento. É defendido assim, que o trabalho pedagógico com os estudantes deve ser orientado a formar neles uma posição vital e ativa, o que significa desenvolver a necessidade de criar o pensamento teórico como fundamento interno da personalidade humana. E as escolas devem ser entendidas como organizações construtoras de conhecimento, sendo preciso repensar o ensino examinando-se as relações entre a cognição e o contexto, e entre a aprendizagem e a produção de conhecimentos, onde se faz necessária uma organização escolar que propicie, ao indivíduo, o desenvolvimento da sua personalidade, na sua expressão mais abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com