TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO EDUCANDO

Por:   •  9/6/2018  •  Monografia  •  18.075 Palavras (73 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 73

[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PIAUIENSE – IEP

CURSO DE PEDAGOGIA

JOSÉ CARLOS AMORIM FERREIRA

FAMÍLIA E ESCOLA:

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO EDUCANDO

PIMENTEIRAS-PI

2017

 JOSÉ CARLOS AMORIM FERREIRA

        

FAMÍLIA E ESCOLA:

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO EDUCANDO

Monografia apresentada ao Instituto de Educação Piauiense – IEP como requisito parcial para obtenção da Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, sob a orientação das Professoras Maria Ivonete Costa (Especialista) e Deise Mesquita Martins Farias.

PIMENTEIRAS-PI

2017


[pic 2]

 JOSÉ CARLOS AMORIM FERREIRA

FAMÍLIA E ESCOLA:

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DO EDUCANDO

Monografia aprovada como requisito parcial para conclusão do curso de Graduação em Pedagogia, pelo Instituto de Educação Piauiense – IEP, pela seguinte Banca Examinadora:

Aprovada em: ______/______/2017

Banca Examinadora:

____________________________________

Prof.ª Maria Ivonete Costa

Orientadora – Instituto de Educação Piauiense – IEP

____________________________________

Prof.ª Deise Mesquita Martins Farias

Coorientadora – Instituto de Educação Piauiense – IEP

____________________________________

Prof. Ms. Erisvaldo Ibiapina Lima

Diretor Geral do curso de Pedagogia do IEP

PIMENTEIRAS-PI

2017

DEDICATÓRIA

Este trabalho antes de tudo é dedicado a DEUS, que tem me concedido saúde e perseverança para não desistir já mais, pois a força que Ele me dá é suficientemente para eu prosseguir.

A todos os educadores que estiveram nessa jornada durante o processo de graduação, em especial aqueles que contagiaram a turma de Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena com entusiasmo, compromisso, ética e competência.

Por serem não só educadores, mas também por serem formadores de pessoas éticas e futuros profissionais, e que acreditam profundamente na Educação como fonte principal para transformar uma nação onde a ética moral e profissional prevaleceram.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradeço a Deus o Criador, por me conceder o dom da vida, Ele que cuida de mim e me dá muita força e coragem para continuar. Saúde para que eu possa lutar e vencer em minha jornada, além de abençoar todos os meus passos para que assim eu possa vencer todos os obstáculos da vida.

As Professoras Orientadoras Maria Ivonete Costa e Deise Mesquita Martins Farias, por me guiar nesse significativo momento de reflexão e ressignificação da minha profissão e aos demais que de certa forma diretamente ou indiretamente também contribuíram para o meu desenvolvimento ético, moral, sucesso.

“A escola dos sonhos dos sonhadores, da poesia dos poetas, da maternidade, da luta dos lutadores começa com a crença de que, em que se falando de vida – e como educação é vida -, a solução está no afeto”.

Gabriel Chalita

RESUMO

O presente trabalho aborda um estudo que relata a importância da Interação entre a Família e Escola no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade, sobre as atuações dos profissionais da educação e o que eles tem feito para que ocorra essa interação e sobre sugestões para que ambas as partes tanto a escola quanto a família, alcancem um objetivo em comum, que é de proporcionar as crianças uma educação eficiente e de excelente qualidade. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da relação/interação família e escola para a formação do educando, com o intuito de conceituar a família e seu papel na sociedade e verificar o papel dos pais na educação de seus filhos. Baseado nisso foi feito um estudo para buscar saber qual a importância da participação da família na formação do aluno. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Angical localizada em Lagoinha, Zona Rural do Município de Pimenteiras no Piauí, onde foram necessária a participação de professores, alunos, pais de alunos e diretor. Também foi investigada a influência desta parceria como contribuição na melhoria da qualidade de ensino, podendo assim propor atuações para que a escola e a família possam apoiar uma à outra, abordando os fatores que estão associados aos problemas de conduta, bem como características comportamentais podendo destacar as dificuldades de aprendizagem, seja por algum tipo de transtorno ou problemas na família e ou na escola, pois também podem ser decorrentes dos fatores físicos, afetivos e sociais, apresentados na educação das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, buscando reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema.

Palavras-chave: Família, Escola e Interação.

ABSTRACT

The present study approaches a study that reports the importance of the interaction between the Family and School in the Pedagogical Process for a quality education, about the actions of the education professionals and what they have done for this interaction to occur and about suggestions for both the parties both the school and the family, achieve a common goal, which is to provide children with an efficient and excellent education. The objective of this study was to analyze the importance of the family / school relationship / interaction for the formation of the learner, in order to conceptualize the family and its role in society and verify the role of parents in the education of their children. Based on this, a study was made to find out the importance of the family participation in the formation of the student. For that, a field research was carried out at the Angical School located in Lagoinha, in the rural area of ​​the municipality of Pimenteiras, in Piauí, where the participation of teachers, students, parents and students was required. It was also investigated the influence of this partnership as a contribution to the improvement of the quality of teaching, so that it can propose actions so that the school and the family can support each other, addressing the factors that are associated with behavioral problems, as well as behavioral characteristics learning difficulties, whether due to some kind of disorder or problems in the family and / or school, because they can also be due to the physical, affective and social factors presented in the education of the children. The methodology used was the bibliographical research, seeking to gather some significant approaches and to reflect on contributing authors with the theme.

Keywords: Family, School and Interaction.

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................10

2 CAMINHOS E ESCOLHAS......................................................................................13

2.1 Definindo os termos............................................................................................13

2.2 Interação Escola-Família.....................................................................................14

3 A FAMÍLIA EDUCA E A ESCOLA ENSINA..............................................................16

3.1 Família/Escola: Afetividade...............................................................................17

3.2 Família/Escola: Emoção....................................................................................17

3.3 A Formação da Base Familiar...........................................................................19

3.4 As Transformações das Famílias Hoje.............................................................21

...

Baixar como (para membros premium)  txt (107.6 Kb)   pdf (492.1 Kb)   docx (226.5 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com