TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Desenho técnico

Exames: Importância Do Desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 2

O desenho técnico é a representação de elementos tridimensionais, voltado primordialmente para a exibição em si, associa-se a concepção, execução e interpretação de peças desenhadas dos projectos. Ou seja, ele é o mapa que guiará o projecto a sair do papel para a realidade.

Na engenharia é comum a elaboração de cálculos complexos, análises de riscos, estudos económicos, etc. normalmente todas essas acções são complementadas com desenhos, os quais resumem, explicam e simplificam a complexidade lógica que foi feita pelo engenheiro. (REVIST – CITY 2010).

Para a concepção de um projecto, o desenho técnico é a ferramenta mais importante para criar um produto, por ser o meio de comunicação entre quem projecta e quem fabrica, nele constam todos os dados e informações referentes ao projecto, como descrições de como cortar, furar, dobrar e qual o tipo de máquina ou ferramenta a ser utilizada no processo de confecção do produto, além de medidas, tolerâncias, material e escalas. Tudo especificado nas legendas que aparecem geralmente no canto inferior direito da folha do projecto.

Como qualquer linguagem o desenho técnico é constituído por regras e normas. Isto porque os desenhos têm de ser entendidos por todos os técnicos (engenheiro, designers, projectistas e operários). É também por essa razão que os tamanhos das folhas, das margens e dobragens são normatizados.

Legendas:

A legenda deve se situar no canto inferior direito e conter no máximo uma largura de 175mm. A legenda varia conforme o tipo e função de desenho. As legendas devem ter obrigatoriamente:

*Nome da empresa/repartição;

*Titulo do desenho;

*Número do desenho;

*Escala;

*Unidade usada;

*Data;

*Assinatura dos responsáveis pela execução, verificação e aprovação.

Margens:

As denominações que conhecemos A0, A1, A2, A3, A4... São a prova de que até o tamanho do papel, se encontra normatizado. A folha A0 é a “base” para a criação de todas as outras.

TABELA DE TAMANHO DAS FOLHAS

Formato Dimensão Margem esquerda Margens restantes

A0 841 mm x1189mm 25mm 10mm

A1 594 mm x 840mm 25mm 10mm

A2 420mm x 594mm 25mm 7mm

A3 297mm x 420mm 25mm 7mm

A4 210mm x 297mm 25mm 7mm

Modalidades:

Para cada área da tecnologia existe uma especialização diferente do desenho técnico, envolvendo normatizações específicas, pois este é desenvolvido para várias áreas de trabalho. Citando algumas dessas áreas podem-se colocar como exemplo os seguintes modelos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com