TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Compreensão dos Tipos de Conhecimento para a Pesquisa Científica

Por:   •  11/3/2018  •  Tese  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Importância da Compreensão dos Tipos de Conhecimento para a Pesquisa Científica

RESUMO

No presente trabalho, busca-se realizar uma breve exposição acerca do conhecimento e das formas nas quais ele se apresenta, destacando suas principais características.

Palavras-chave: Conhecimento. Pesquisa.

ABSTRACT

        The present study aims to do a brief description about knowledge and the forms in which it is presented, highlighting its main characteristics.

Key words: Knowledge. Research.

INTRODUÇÃO

Se você pedir para um jovem indígena definir alguma espécie de planta de seu conhecimento, ele provavelmente irá contar uma história mitológica ou religiosa da qual originou-se o nome dela, citará algumas finalidades como produção de objetos, utilidades medicinais e afins. Entretanto, se a mesma pergunta for feita para um jovem urbano, a resposta será completamente diferente. Ele talvez dirá que é uma planta pteridófita, que é esporófita, portando haplodiplobionte, além de algumas classificações que há grande probabilidade de que o primeiro jovem não tenha conhecimento.

Diante dessa situação, é possível perceber uma diferença inquestionável na forma de conhecimento adquirido por ambos os jovens a respeito do tema proposto. O primeiro, passado hereditariamente ao longo das gerações, tradicionalmente por via oral; o outro, no entanto, com um completamente objetivo, sistematizado, que foi o transferido por meio de revistas, livros ou pelo professor, configurando, assim, um evidente dilema: qual conhecimento seria o melhor.

A partir disso, faz-se necessário o esclarecimento a respeito dessa temática. Não há conhecimento melhor que outro, pois todos e quaisquer possuem sua devida relevância, aplicabilidade e meio de atuação. Ao longo da história da humanidade existiram diversos tipos de conhecimento, entre eles: o senso comum, o mitológico, o filosófico e o científico; os quais serão debatidos e, a partir disso, analisaremos as suas especificidades cujos objetivos convergem no que tange a responder dúvidas, além de permitir que surjam mais.

  1. CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM

É o conhecimento que existe desde a pré-história. É um tipo de conhecimento que foi transmitido hereditariamente por sucessivas gerações e, de certa forma, serviu de alicerce para a construção dos outros tipos de conhecimento, ainda que por acaso, dando origem à maioria de fatos do nosso cotidiano. Dentre esses conhecimentos, a descoberta do fogo foi um salto tecnológico inigualável que pode ter assegurado, possivelmente, a sobrevivência da humanidade, pois, graças a ele, foi possível que o homem tivesse controle sobre a natureza. Chassot (2004), inclusive, acredita que em decorrência disso foi possível, posteriormente, a descoberta acidental de diversos utensílios e técnicas que, graças à perpetuação entre as gerações, ainda hoje são utilizadas e indispensáveis.

Aos poucos o homem foi conhecendo práticas de uso comum referente à cocção, fermentação, curtição, tingimento e vitrificação que formam uma primitiva química utilitária e são facilitadoras na transformação de uma substância na outra. O homem primitivo transmitia oralmente esses conhecimentos, ou através de danças rituais.

Alguns desses conhecimentos empíricos foram englobados pela ciência, comprovando a sua autenticidade e aplicabilidade. Entretanto, existem certos conhecimentos populares que foram passados hereditariamente, mas que não possuem respaldo científico. A exemplo disso pode-se citar: chupar manga com leite, comer banana a noite, passar embaixo de escadas, deixar sandálias viradas ou camisas ao avesso etc. Esse tipo de conhecimento não infringe os princípios do senso comum, uma vez que eles não necessitam de avaliações da sua validade de maneira sistematizada.

Muitas pessoas não saem de casa sem ler o horóscopo. Acreditam piamente que os conselhos estampados em uma folha de jornal possuem algum poder de condução de seu destino. Em suma, acreditam em um tipo de conhecimento não sistematizado e sem preocupação com a questão da verificabilidade, ou seja, típico do conhecimento popular ou senso comum.

  1. CONHECIMENTO FILOSÓFICO

 “Ciência não é senão conhecimento sistematizado, e advertida e intencionalmente elaborado” (PRADO JUNIOR, 2007, p 14), dessa forma, pode-se perceber uma característica primordial desse tipo de conhecimento: a objetividade, ou seja, ser ordenado logicamente obedecendo o método científico, permitindo a verificação da veracidade de suas hipóteses. Entretanto, não pode ser considerado infalível, pois a formulação de novas técnicas e proposições podem alterar ou complementar a teoria já existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com