TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da ética corporativa

Abstract: Importância da ética corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Abstract  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da ética corporativa

Darei partida com a seguinte frase de papa Pio XII "O homem criou Deus a sua imagem e semelhança". A Ética é a ciência da Verdade; não existe uma ética de mentira, nem a meia-ética, mas o que vemos na atualizade é consciência ética elástica e acomodável à circunstâncias e interesses. O ser humano tem como essência Ética e a Verdade sendo assim, a omissão da consciência leva o ser humano inventar simulacros de ética e de verdade, sacrifica a verdade e isso tudo porque simplesmente é muito doloroso para o homem sacrificar ou omitir sua consciência e verdade.

A sociedade apóia-se em três conceitos, chamados de pilares éticos:

-É essencial que ela seja justa, que haja oportunidades para todos;

-É necessário que ela seja livre, que a vontade educada torne a liberdade responsável;

-É vital que ela seja solidária, que haja compromisso com o bem pessoal e o bem comum.

Para que esses pilares sejam cumpridos, juntamente com esses pilares temos que desenvolver igualmente três capacidade que são:

-Liderança integrada;

-Organização flexível;

-Visão e ação estratégicas;

Para que isso acontece precisamos que a sociedade esteja " de mãos dadas" com a competência e obviamente a Ética. Sem competência não há justiça, não há liberdade nem Solidariedade humana.

Com tudo isso a ignorância se destaca levando o surgimento de totalitarismo, que por sua vez elimina consciência ética dos governantes. para haver competência ética precisa ser investido em três áreas:

-Liderança;

-Estratégia;

-Cultura corporativa;

Não podemos desconsiderar a cultura corporativa, às verdades comuns que sustentam a integração. Cultura corporativa e a Educação é o fator determinante de sua formação e de garantia de excelência. Termino meu resumo com uma frase que me chamou atenção: " Dizer-se ético é o que o marketing tenta nos convencer exaustivamente. Ser ético é questão de filosofia de vida e de empresa".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com