TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do ensino histórico sobre natação e natação para o desenvolvimento do conteúdo de "atividades aquáticas"

Seminário: Importância do ensino histórico sobre natação e natação para o desenvolvimento do conteúdo de "atividades aquáticas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Seminário  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

R) Devido a região de lagos, rios, mares e oceanos terem uma quantidade maior de alimentos o ser humano teve de perde o medo e entrar na água para ter acesso a esses alimentos. Portanto aprender a se locomover na água, foi uma questão de sobrevivência, na qual o ser humano tinha que atacar para conseguir o seu alimento ou até mesmo para fugir de algum animal predador. E mesmo no ato da concepção da vida os espermatozoides “nadam” até o óvulo para fecundá-lo e, desde a gestação, o ser humano está envolto pelo meio líquido. Por tudo isso pode se dizer que a água é nosso habitat natural.

2) Com base nas informações estudadas, trace a trajetória histórica do desenvolvimento do ato de nadar e da natação. Associe a esta linha histórica os principais pensamentos associados ao nadar e à natação.

R) Do ato de utilizar a água para recolher um alimento, fugir de um perigo, atirando-se na água e nela se deslocando. Estava constituído ali o ato de nadar, ou seja, de mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo, nadar seria a ação do ser humano na água, de forma intencional, imóvel ou em movimento, sem depender de artifícios para facilitar sua sustentação sem a intenção de resultados desportivos. Não significa, porém, que o fato de se deslocar no meio líquido seja sinônimo do conceito natação. Enquanto nadar compreende formas diversificadas de manifestações do sujeito na água, a natação possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento e ao desempenho. A natação carrega um caráter desportivo de busca, por meio de movimentos técnicos estabelecidos, visando elevados resultados rumo à vitória. Lembrando que no Período Clássico (500-338 a.C.), principalmente na Grécia, nadar era uma atividade considerada de utilidade pública, pois, segundo Platão, a inabilidade de ler, como a de nadar, davam prova de educação insuficiente; em Atenas, a prática esportiva era um meio de formação do ser humano total, não se restringindo à preparação para a guerra; os espartanos, de ambos os sexos, tomavam banho obrigatório pela manhã, como medida de caráter militar que visava à utilização das atividades aquáticas para fortalecer os soldados e ter sucesso nas guerras; no Egito, a arte de nadar era um dos aspectos primordiais da educação pública; os soldados romanos, entre os exercícios físicos que praticavam, atravessavam a nado os rios; entre os romanos, as pessoas que não sabiam nadar eram, em certa medida, desprezadas pela sociedade. Nadar era visto como algo de muita importância, principalmente entre as crianças.

3) Qual a importância do ensino histórico do nadar e da natação para o desenvolvimento do conteúdo "atividades aquáticas"?

R) Nas atividades aquáticas, inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos, entre eles:

* Âmbito utilitário: envolve as escolas de natação para o aprendizado de crianças e adultos.

* Âmbito educativo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com