TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Escolares

Monografias: Jogos Escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IV

CURSO LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: PESQUISA E INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DOCENTE: RITA DE CASSIA ROXANE B. DE SOUSA

DISCENTE:

CIDADANIA E JOGOS COOPERATIVOS: vivenciando práticas de cooperação em uma sala do ensino fundamental

Natália Kneipp Ribeiro GONÇALVES *

Juliana Kneipp Ribeiro FISCHER

UNAR, Araras (SP), v.1, n.1, p.55-66, 2007.

O artigo trata dos jogos cooperativos com sendo o meio educativo, partindo de uma reflexão dos conteúdos da Educação Física. E por vivermos em uma sociedade globalizada e cheia de dificuldades muitas vezes temos a carência de competitividade para sobrevivermos, nos tornando algumas vezes intolerantes e impacientes. Esse modo de pensar acaba entrando no contexto escolar, mas o que pode ser repensado para fins educacionais.

Com isso surgem novas tendências educacionais como é o caso dos jogos cooperativos, na qual se busca que não seja exclusivamente conteúdo da educação física e passe a ser de todas as áreas de conhecimento partindo do desenvolvimento cognitivo até o conceito de valores. Os jogos cooperativos tem sua origem a milhares de anos com o estudo das comunidades tribais nas quais foram sistematizadas nos Estados Unidos na década de 50 por meio dos estudos de Ted Lentz. Os jogos cooperativos permitem desenvolver uma logica quanto a utilização do jogo para o desenvolvimento psicológico e social, tendo como um ponto forte que em momento algum existe perdedor ou vencedor no jogo.

Ainda no que se propõem o artigo a Educação escolar visa a formar cidadão preocupado com os direitos e deveres e a capacidade de desenvolver o senso critico, e na Educação Física escolar tem o proposito de transformar as relações sociais competitivas despertando nos alunos o desejo de correr riscos sem ter importância com o sucesso ou o fracasso apenas com o aperfeiçoamento individual e coletivo.

Dessa forma, a problemática deste assunto é discutir a importância de se trabalharem os conteúdos atitudinais, representados pela solidariedade, respeito mútuo, tendo como objetivo desse estudo a investigação do uso dos jogos cooperativos como meio de reflexão dos aspectos relacionais (eu - outro) pelos alunos, de uma segunda série do ensino fundamental. A metodologia traduz-se em uma perspectiva qualitativa. Os resultados são analisados por meio de categorias criadas a partir das respostas dos alunos, as quais se constituem em produto de suas vivências em três jogos cooperativos.

Por fim concluiu se é possível perceber que, a relação entre os jogos cooperativo e competitivos que tiveram o objetivo de investigar se os jogos cooperativos, desenvolvidos no ambiente escolar, podem levar à reflexão e à vivência de determinados valores. Sendo que os jogos cooperativos podem ser apreendidos por meio da ação, ou, em outras palavras, por meio do próprio ato de participar desses jogos.

É possível perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com