TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressão offset 1.Iniciar

Tese: Impressão offset 1.Iniciar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

1.Surgimento da impressão Offset

A impressão offset foi inventada em 1904 pelo americano Ira Washington Rubel, litógrafo de Nova Jersey, Estados Unidos, mas foi patenteada pelo alemão Caspar Hermann, que vivia em Baltimore, cidade do estado norte-americano de Maryland.

O sistema demorou para chegar ao Brasil ,chegando em 1920, mesmo assim de forma lenta e pouco difundida.

2.Impressão Offset

A impressão offset é um processo muito utilizado na impressão comercial, pela sua capacidade de impressão em alta qualidade, e por deixar o produto final com uma qualidade bem superior aos outros tipos de impressão.

É um processo cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura. O nome off-set significa - "fora do lugar" - vem do fato da impressão ser indireta, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de ter contato com o papel. A impressão offset utiliza hoje uma matriz constituída de uma chapa de alumínio com espessura variável de 0,10 a 0,15 mm .

3.O Processo de impressão offset CTF

Os passos de impressão offset eram antigamente: gravação da chapa offsset que tinha 8 passos (separação de cores, produção do filme, revelação, produção do filme total, montagem do filme na matriz, exposição, arquivamento do filme, revelação) onde era criado o fotolito que poderia ser positivo ou negativo. Com a chapa offset revelada, segue a montagem no rolo da impressora offset destinado à instalação da matriz.

Hoje em dia o processo de impressão offset CTF não é mais tão utilizado, é comum encontrarmos o método CTP .

4.CTP

As chapas são gravadas por um laser, que é controlado por um computador, assim como nas impressoras laser que temos. A chapa é gerada diretamente de um arquivo digital, não sendo necessária a produção de um fotolito intermediário.

Então hoje o processo nas gráficas são : Separação de cores, pulverização/exposição da matriz, revelação. Após esse processo as chapas seguem para a impressora offset.

5.Montagem

Uma chapa flexível, é montada na impressora offset em um cilindro. Para impressões que terá várias cores é necessário o uso de mais de uma chapa, ficando uma para cada cor (basicamente 4 cores, CMYK Ciano / Magenta / Amarelo / Preto, que proporcionam a mistura por pontos) é necessário o uso de mais chapas para cores especiais(ex:prata, dourado, Pantone).

6. Impressão

Nas impressoras rotativas, o papel entra em bobina, da mesma forma que as impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema é de maneira rotativa. Varios cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.

A impressão é feita de forma indireta, o cilindro onde a matriz foi montada é umidecida por rolos umidificadores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.

A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou "cauchu"),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com