TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas regulares de educação básica

Trabalho acadêmico: Mediação no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas regulares de educação básica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO DE PESQUISA

Mediação no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas regulares de educação básica

Justificativa

Hoje temos leis que garantem o atendimento de alunos com deficiência nas escolas, mas ainda é necessário transformar o ambiente escolar de forma a possibilitar a esses alunos uma educação de qualidade. Para isso, além de tornar as escolas mais acessíveis em sua estrutura física, é importante apoiar e orientar os professores com relação ao trabalho com o aluno com deficiência.

O presente trabalho refere-se a uma das questões mais discutidas, atualmente na Educação inclusiva, as possibilidades e os limites que os deficientes sofrem para terem acesso ao ensino em uma escola regular, bem como o direito de serem assistidos por uma equipe multidisciplinar que o ajude em sua caminhada escolar.

Uma destas deficiências presentes nas escolas, que muitas vezes é confundida com a dificuldade de aprendizagem do aluno, é a deficiência intelectual. Compreender o processo de desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual em seu contexto aprendizagem, poderá contribuir para mudanças e adequações no trabalho pedagógico dos professores, criando espaço para a reflexão, o diálogo sobre o ensinar e novas práticas.

O interesse em desenvolver este trabalho nasceu da necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a educação concedida aos portadores de necessidades educativas especiais e, especificamente, investigar como isso ocorre dentro das escolas publica.

Problema

Tendo em vista a discussão relativa à inclusão de alunos com deficiência intelectual nas escolas e a necessidade de uma melhor qualidade no desenvolvimento do trabalho pedagógico direcionado a este público, este estudo procura responder a seguinte questão: como ocorre a mediação pedagógica nas escolas de educação básica com alunos com deficiência intelectual?

Para responder tal pergunta, temos como objetivo geral deste estudo:

Analisar as interações e mediações pedagógicas ocorridas nos anos iniciais do Ensino Fundamental com alunos com deficiência intelectual.

Hipóteses

De uma forma geral , a inclusão dentro das escolas regulares públicas tem enfrentado grandes desafios,pois os professores não tem preparo pedagógico nem estrutura psicológicas .Sendo assim procuramos buscar nesse trabalho algo que nos afirme ou nos refute após a realização de nossa pesquisa.

Objetivos

Caracterizar o contexto em que se dá a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e identificar as atividades desenvolvidas em sala de aula .

Objetivos Geral

Descrever e analisar a mediação pedagógica no ensino do aluno com deficiência intelectual.

Objetivos Específicos

Descrever e analisar a interação do aluno com deficiência intelectual na sala de aula

Metodologia

Procurando compreender a mediação pedagógica no ensino de alunos com deficiência intelectual, bem como descrever como este processo está presente nas escolas, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa.

Os procedimentos metodológicos empregados serão: a observação em sala de aula e entrevistas com o professor. A observação deverá ser realizada durante o semestre letivo em uma sala de aula que tenha a presença de aluno com deficiência intelectual. O foco será na mediação do professor durante o desenvolvimento de atividades com os alunos e com o aluno com deficiência intelectual, procurando identificar as situações que favorecem a aprendizagem do aluno.

As entrevistas serão realizadas com o objetivo de compreender aspectos da observação na perspectiva do professor e complementar as informações obtidas durante as aulas.

Com este estudo, procuramos analisar a mediação pedagógica visando contribuir para o conhecimento do processo de desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e não para expor e condenar o trabalho do professor. As entrevistas sobre aspectos observados em sala de aula poderão contribuir para este tipo de análise.

A partir da compreensão possibilitada com esta pesquisa, pretende-se dar seguimento ao estudo tendo como foco o trabalho colaborativo com professores da educação básica, discutindo e refletindo junto com os professores sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e na adaptação curricular dos conteúdos, com base nas orientações e pesquisas da área de Educação Especial.

O que é Deficiência intelectual

Quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu desenvolvimento mental e no seu desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam dificuldade de aprendizagem intelectual ou atraso cognitivo, está criança tem um tempo diferente das outras, tendo mais dificuldade para aprender de desempenhar certas tarefas e ganhar autonomia. As causas deficiente intelectual podem ocorrer, condições genéticas , problemas durante a gravidez, problemas ao nascer, e problemas de saúde.

A escola Comum diante da deficiência intelectual

A deficiência intelectual e um desafio a escola comum aos profissionais que vão atender está criança, o aluno tem seu próprio meio de interagir diferente do que a escola proporciona, o aluno tem dificuldade de demonstrar sua capacidade cognitiva , construir um conhecimento , aprender a fazer as tarefas. Dentro da escola tradicional o numero de alunos com deficiência intelectual, foi crescendo abrangendo todos aqueles que apresentavam algum problema como bom aproveitamento do aprendizado ou no comportamento com a disciplina, assim o aparecimento de novas termologias ."necessidades educacionais especiais" foram surgindo novos debates e novas propostas de uma educação inclusiva, tendo na educação inclusiva , a adaptação ao conteúdo escolar e realizado pelo próprio aluno , ajudando o aluno a criar sua emancipação intelectual, esta autonomia e assimilação do aluno com o novo conhecimento de acordo com seu conhecimento prévio.

Entender o sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com