TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Digital

Trabalho Escolar: Inclusão Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA ESTADUAL GOMES CARNEIRO E A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM NO USO DA INTERNET

Acadêmicos: Adriana R. Mariani, Marcia Cristina Pomicinski, Neiva Moreira, Rosangela Ferreira Baptista Boschetti, Simone Rizzotto.

Prof. Evandro de Rossi.

Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI

Licenciatura Plena Artes Visuais (ART0165)-Seminário da Pratica II.

11/07/2014

RESUMO

O presente estudo tem por intuito analisar a influência e a importância da internet no processo de aprendizagem, na esfera da adolescência da faixa etária entre 12 e aos 16 anos. Entender que incluir a informática no aprendizado não significa "alfabetizar" ou ter acesso ao mundo virtual, mas melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores e também o conhecimento no mundo virtual voltado a informação e conhecimento de qualidade. A partícula fundamental da inclusão virtual nas escolas é uma forma de levar a informação de forma correta e atributiva ao conhecimento, até porque considerada uma ferramenta de manuseio prejudicial ao estudo se não for utilizada de forma correta. O andamento no âmbito social já aderiu o uso da internet, de momento podemos afirmar que é impossível vivermos sem o uso dos canais da mesma, portanto é de suma importância incluir os adolescentes na era da internet. Reforçando o papel da escola nesse quesito é necessário devido o andamento acirrado da internet nas famílias, dando por assim seu papel cumprido no aprendizado.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Digital. Sua influência na Aprendizagem. Discentes.

1. INTRODUÇÃO

Em dias atuais é comum presenciar nas escolas e empresas o incentivo a inclusão digital, por assim proporcionando benefícios no processo de ensino aprendizagem e atualizações e no desenvolvimento industrial e comercial.

Ainda outro fator atrativo na internet é de oportunizar as socializações e a linha de aprendizagem extraclasse, ou até mesmo seguir o curso do ensino ministrado na escola, afirmamos assim porque a internet está presente em todas as classes sócias.

Percebemos dessa forma que a internet apresenta-se como ferramenta atrativa, principalmente para os estudantes na fase de desenvolvimento e vez que envolve a troca de experiências, informações compartilhamentos e conhecimentos, cumulada com as orientações e acompanhamento dos professores poderá se converter em uma estratégia poderosa no processo de ensino e aprendizagem.

Desse modo a ferramenta dos conteúdos escolares pode ser introduzida de forma a promover a contextualização educacional para abrir novas portas e possibilidades de capacitação profissional. Conforme pesquisa direcionada aos adolescentes que estão em expectativas de ensino e inclusão social no mercado de trabalho mais precisamente na Escola Estadual Gomes Carneiro de Xaxim/SC. Também exploramos a pesquisa de campo com alunos do ensino médio na idade supracitada. Dando por assim concretizada a afirmação de que é necessária sim a inclusão digital escolar e baseada na metodologia adotada pelas instituições educacionais.

Abordaremos também o canal principal incumbido da responsabilização em operar a presente tecnologia aos estudantes, o Professor. Com a presente pesquisa entendemos que o termo informática na educação tem assumido diversos significados educacionais, relevando também a condição pedagógica, como abordaremos que é um dos pontos mais precisos para aplicabilidade dos canais virtuais no âmbito educacional.

Como veremos no decorrer do trabalho os benefícios trazidos pelas novas e atuais tecnologias são incontáveis e seus reflexos só somam inclusive a criação de aulas virtuais passando de caráter passivo para caráter dinâmico, sendo estimulados a desenvolver suas qualidades intelectuais, ou até mesmo descobrindo novas habilidades.

2. PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Em consequência do avanço tecnológico, as instituições de ensino precisam integrar essa modalidade de ensino no cotidiano escolar.

A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, recomenda a inclusão Digital, no ensino fundamental ao superior. Infelizmente esta política não vem surtindo os efeitos desejados, porque o emprego de novas tecnologias, principalmente a internet, ainda é visto com reserva por parte do corpo docente, seja por falta de capacitação profissional em administrar a ferramenta, seja por falta de projetos de formação contínua referente ao mundo virtual frente aos Docentes. Os alunos em especial aos mais jovens nasceram e cresceram em meio a toda essa tecnologia, portanto possuem habilidades naturais de uso de ferramentas no quesito informática. Podemos afirmar que hoje, eles dependem da tecnologia no âmbito extraclasse, portanto se as escolas não fizerem o uso da mesma em seu cotidiano, estarão andando na forma retrograda.

Portanto o que acontece, é que, antes mesmo do professor ministrar o conteúdo, o aluno obteve acesso via internet, o que por muitas vezes pode ser um problema, do mesmo ter obtido essa informação de forma contrária do real, daí a importância do acompanhamento e dicas dos Professores, de como obter informações com qualidade via internet. Portanto é necessário inovar a dinâmica das nas salas de aula, tornando-as mais atrativas, interativas, para que despertem a motivação intrínseca dos estudantes.

Na mesma posição e concordância NEGROPONTE (1995.) afirma: “Cabe ao professor, responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação dos processos de aprendizagem sob responsabilidade da escola, orientar os alunos no uso da Internet de modo que os conduza ao processo de construção do conhecimento”.

Ao analisar esta colocação do autor tem-se a ideia de que é preciso uma interação entre aluno e tecnologia, mas acompanhado e mediado pelo professor, para que se tire o melhor proveito da mesma para que atue como suporte pedagógico. Nesse contexto fica clara a necessidade da formação docente, e de softwares especializados nas diferentes disciplinas, para que o profissional também encontre meios de inserir essas mídias e a internet, no seu planejamento de aulas.

Então não basta a escola ter um laboratório com computadores modernos e tecnologia de ponta, se faz necessário também obter planos inserido no contexto escolar no citado

assunto. É preciso trabalhar junto com os professores a inclusão da internet no plano pedagógico, se faz necessário atualizar o profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com