TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão No Ensino Regular

Dissertações: Inclusão No Ensino Regular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  5.257 Palavras (22 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo mostrar através de discussões, leis e decretos que a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola Regular é algo que pode acontecer, basta enxergá-los como seres humanos e cidadãos com direito a educação. Desta forma, com intuito de propor uma educação de qualidade para todos, é extremamente necessária uma reconstrução ideológica que visem melhorias no processo educativo que reveja conceitos e paradigmas com o propósito de reorganização no sistema educacional. Propor condições de desenvolvimento na educação especial integrada pode ser o caminho para reavaliar as diferentes formas de exclusão social e educacional que continuam solidas no processo de transformação da inclusão. As ações intersensoriais baseadas na inclusão tornam-se uma realidade desafiadora para o sistema de ensino brasileiro. Neste sentido, as pesquisas deste artigo mostra que cooperar com o fortalecimento das ações sociais voltadas para educação comum inclusiva, representa novas perspectivas no acesso e permanência da pessoa com deficiência no âmbito escolar, proporcionando condições para uma educação de qualidade para todos.

Palavras-chave: Inclusão Escolar; Ensino Regular; Necessidades Educacionais Especiais.

ABSTRACT

This article aims to show through discussions, laws and decrees that the Inclusion of People with Disabilities in Regular School is something that can happen, you just see them as human beings and citizens with the right to education. Thus, in order to offer a quality education for all, it is necessary to ideological reconstruction aimed at improvements in the educational process to review concepts and paradigms in order to improve the educational system. Propose development conditions in special education can be integrated way to reassess the different forms of social and educational exclusion which continue in areas of solid transformation process of inclusion. Shares intersensoriais based on inclusion becomes a challenging reality for Brazilian education system. In this sense, this research paper shows that cooperate with the strengthening of social actions aimed at common education inclusive, represents new perspectives on access and retention of people with disabilities in schools, providing conditions for quality education for all.

Key-words: School Inclusion; Regular Education, Special Educational Needs.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................07

2 BREVE HISTÓRICO...............................................................................................09

3 CONCEITOS DE INCLUSÃO ................................................................................12

4 A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM NEE: espaço educacional sem exclusão. ....................................................................................14

5 OS RUMOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL FRENTE AO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA....................................................................................16

5.1 Escola comum inclusiva......................................................................................17

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................21

REFERÊNCIAS......................................................................................................23

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo trata da inclusão de pessoas com deficiência no sistema regular de ensino, com o intuito de refletir sobre a trajetória do histórico da educação especial por meio de discussões sobre a reformulação das leis, decretos e legislações referente ao tratamento que estas pessoas necessitam, do assistencialismo e da inclusão no âmbito escolar regular.

Para compreender como se desenvolveu esta trajetória temos que entender os conceitos de inclusão, como consequência da exclusão social. O rumo da educação especial no Brasil frente ao paradigma da educação inclusiva inovou ao criar o atendimento educacional especializado – (AEE) que promove o desenvolvimento de habilidades extracurriculares nos ensinos regulares inclusivos. Quando são devidamente interpretadas e proporcionadas às escolas comuns, o AEE pode provocar a mudança que se espera no ensino comum, com o auxilio da Sala de Recursos Multifuncionais pode de certa forma, atender as exigências de uma educação para todos.

A proposta de elaboração desta pesquisa deve-se a uma inquietação muito comum ao deparar-se com educadores despreparados, contudo esforçados em ensinar alunos com NEE, e ainda graças a encantadora função do magistério, tão árdua, mas recompensadora.

Propomo-nos à elaboração dessa pesquisa devido às inquietações de algumas colegas que são professoras e deparam-se com alunos com NEE em suas salas de aula e pela formação que permite exercer a docência e que poderemos nos deparar com essa realidade, na qual buscaremos eliminar algumas barreiras que impedem de exercermos a docência perante esses alunos na escola regular.

Para a concretização desse estudo deparamos com a problemática: Como está sendo realizada a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), sobretudo aqueles com deficiência intelectual com dificuldades de aprendizagem e que ficaram por muito tempo sem condições de apropriarem-se do processo de escolarização por serem considerado por longos períodos da nossa história como incapazes de apropriarem de conhecimentos formais que os levem a

conhecer mais.

Para realização desse trabalho científico tem-se como objetivo geral investigar a aceitação da inclusão escolar de alunos com NEE no contexto da escola regular por parte dos professores e alunos. Assim como os seguintes objetivos específicos, identificar a convivência escolar de alunos com NEE; Elencar a prática docente para atender as necessidades dos alunos com NEE; Caracterizar os mecanismos usados para a convivência proveitosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com