TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incubadora De Empresas

Exames: Incubadora De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

Uma incubadora de empresas, ou apenas incubadora, é um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.

As incubadoras universitárias de empresas têm como objetivo abrigar empresas inovadoras frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Nelas a universidade busca fornecer um ambiente propicio ao desenvolvimento da empresa, dando assessoria empresarial, contábil, financeira e jurídica, além de dividir entre as várias empresas lá instaladas os custos de recepção telefonista, acesso a internet etc. formando um ambiente em que essas empresas selecionadas têm maior potencial de crescimento.

Índice

[esconder] 1 O processo de incubação

2 Tipos e objetivos das incubadoras

3 História

4 Brasil

5 Veja Também

6 Notas e Referências

7 Ligações externas

O processo de incubação[editar código-fonte]

As incubadoras normalmente oferecem um conjunto de serviços básicos aos incubados:1

Ajuda com a modelagem básica do negócio

Atividades de networking

Assistência de marketing

Acesso a internet

Ajuda com contabilidade / gestão financeira

Acesso a empréstimo bancários, fundos de empréstimo e programas de garantia

Ajuda com técnicas de apresentação

Acesso a recursos de ensino superior

Acesso a parceiros estratégicos

Acesso aos investidores anjo ou capital de risco

Treinamento de negócios

Conselhos consultivos e mentoria

Ajuda na identificação do time

Ajuda na etiqueta empresarial

Assistência na comercialização de tecnologia

Ajuda no cumprimento das normas

Gestão da propriedade intelectual

Diferentemente de muitos programas de assistência de negócios, incubadoras de empresas não servem para todo tipo de empresa. Empreendedores que desejam entrar em programas de incubação devem aplicar para admissão. Os critérios de aceitação variam de programa para programa, mas geralmente apenas aqueles com ideias e planos de negócios viáveis são admitidos. Este é um dos fatores responsáveis pela dificuldade de comparar as taxas de sucesso de empresas incubadas em relação às estatísticas de sobrevida geral de negócios.2

Embora a maioria das incubadoras ofereçam a seus clientes espaços para escritório e serviços administrativos compartilhados, o coração de um verdadeiro programa de incubação de negócios são os serviços prestados a empresas nascentes.

Mais da metade dos programas de incubação pesquisadas pela National Business Incubation Association em 2006, relataram que também serviram afiliados ou clientes virtuais. 3 As companhias com esse tipo de relação não residem as dependências da incubadora. Clientes afiliados podem ser empresas em estágio inicial, muitas vezes sediada em casa, ou que têm suas próprias instalações mas utilizam de outros benefícios das incubadoras. Clientes virtuais por sua vez, podem se situar muito distante das instalações da incubadora para participar fisicamente, portanto utilizam ferramentas eletrônicas para receber conselhos e outras assistências remotamente.

O tempo que uma empresa passa no programa de incubação pode variar bastante dependendo de alguns fatores, isso inclui o tipo do negócio e o nível de expertise do empreendedor. Empresas que necessitam de longos ciclos de pesquisa e desenvolvimento, requerem mais tempo de incubação a empresas de prestadoras de serviço ou de fabricação, que imediatamente podem produzir e colocar produtos ou serviços no mercado. Na média, os programas de incubação duram cerca de 33 meses.3 Muitos programas, no entanto, delimitam o tempo de incubação baseados no desenvolvimento da empresa, o que pode ser identificado através do faturamento ou do nível de evolução dos empreendedores.

Os programas de incubação abrangem uma grande variedade de setores de negócios. Mais da metade dos negócios incubados são normalmente projetos multi-área; isso é, voltados para clientes de diferentes industrias. As incubadoras diretamente ligadas com tecnologia, no entanto, respondem por boa parte dos programas: 39%.3 Outros dados interessantes: cerca de um terço dos programas de incubação são patrocinados por organizações de desenvolvimento econômico. Entidades governamentais respondem por 21% do patrocínio dos programas. Outros 20% são patrocinados por instituições acadêmicas, universidades e escolas técnicas.3

Os programas e empresas envolvidas, apesar dos incentivos, sofrem dificuldades. Pesquisas recentes envolvendo 29 aceleradoras Norte Americanas (ligadas ao Kauffman Fellows Program), apontaram que 45% delas não produziram nem um único negócio que foi capaz de captar fundos de investimento. 4

Tipos e objetivos das incubadoras[editar código-fonte]

Mais da metade de todos os programas de incubação são compostos por projetos que atuam em vários segmentos. Ou seja, os incubados são de diferentes ramos da indústria. As incubadoras de tecnologia, no entanto, são responsáveis por boa parte dos programas: 39%.

A incubação de empresas tem um papel importante no ecossistema socioeconômico de uma região. Isso se traduz em benefícios que podem incluir:

Criação de empregos e riqueza

Fomento à comunidade empreendedora

Comercialização de tecnologia

Diversificação da economia local

Construção ou aceleração do crescimento de indústrias locais

Criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com