TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores

Seminário: Indicadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Seminário  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

P. 3Trabalho de PCP

Trabalho de PCP

Ratings: (0)|Views: 4.896|Likes: 5

Publicado porJuliana Oliveira

Ver Mais

Antes de definir e caracterizar o

planejamento e controle da produção

mostra-senecessário compreender o conceito de sistema de produção, que pode ser definido como umconjunto de recursos humanos, físicos, tecnológicos e informacionais, capazes detransformar entradas em saídas, que podem ser bens ou serviços. Na figura abaixo vê-se o ciclo de um sistema de produção:Para Harding (1981, p.24), um sistema de produção “é um conjunto de partes inter-relacionadas, as quais, quando ligadas, atuam de acordo com padrões estabelecidos sobreinputs (entradas) no sentido de produzir outputs (saídas)”. Para Monks (1987) um sistemade produção reúne e transforma recursos de uma forma controlada, a fim de agregar valor,de acordo com os objetivos empresariais.É importante ressaltar que um sistema de produção está sempre se comunicando com osoutros sistemas componentes da organização, fazendo assim, parte de um sistema maior.Após a definição do que seja um sistema de produção, percebe-se que ele é composto por vários subsistemas. Baseando-se nas classificações de Harding (1981), Monks (1987) eMoreira (1996), podem-se identificar como os principais subsistemas envolvidos em produção:1.Entradas: são os recursos a serem transformados diretamente em produtos, como asmatérias-primas e mais os recursos que movem o sistema, como por exemplo, amão-de-obra.2.Processo de transformação: refere-se ao subsistema, pelo qual as entradas vão ser transformadas em saídas. Na produção de bens materiais, esse sistema muda oformato das matérias-primas ou muda a composição e a forma dos recursos.3.Saídas: esse subsistema é o responsável pela expedição e distribuição dos bens/serviços produzidos. É através desse subsistema que o retorno financeiro pela produção da empresa, é obtido.4.Sistemas de planejamento: uma vez que a produção exige planejamento contínuo;esse subsistema é responsável pelo planejamento da qualidade, da quantidade e dostempos de produção.

5.Sistemas de controle: é o conjunto de atividades que visa assegurar que programações sejam cumpridas, que padrões sejam obedecidos, que os recursosestejam sendo usados de forma eficaz e que a qualidade desejada seja obtida.De acordo com Harding (1981) os subsistemas de planejamento e controle estãorigorosamente interligados. São dois subsistemas vitais, na operacionalização da produção, pois ambos gerenciam a produção e são responsáveis pela obtenção dos resultadosdesejáveis, em termos de quantidade, qualidade e tempo. Eles compõem assim, o chamadoPCP – planejamento e controle da produção.Dentro de um sistema de produção, o PCP exerce um papel fundamental. É uma atividadeque oferece suporte gerencial à produção, projetando o que deve ser feito, acionando eapós, exercendo os respectivos controles (ERDMANN, 2000). Assim, pode-se dizer que oPCP dita o ritmo da produção e da empresa, podendo ser considerado como um dosresponsáveis por uma vantagem competitiva fundamental: a qualidade dos bens e serviços produzidos.Zaccarelli (1979, p.1) define o PCP como sendo “um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demaissetores administrativos da empresa”. Este mesmo autor afirma também que a PCP pode ser visto como um sistema de transformação de informações. São recebidas informações sobreestoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, modo de produzir, capacidade produtiva, etc. A transformação dessas informações, em ordens de fabricação, seria aincumbência da PCP.Russomano (1995, p.47) define o PCP como sendo uma “função de apoio de coordenaçãodas várias atividades de acordo com os planos de produção, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos com economia e eficiência”. De maneirasemelhante, Slack et al. (1997) diz em que o propósito do PCP é garantir que a produçãoocorra de maneira eficaz e produza bens e serviços, conforme o planejado.A partir das definições encontradas na literatura, percebe-se que a elaboração e aconsolidação do PCP são fundamentais para garantir a eficiência e a eficácia do sistema produtivo. Nota-se também, que não há entre os autores um consenso para uma definiçãouniversal do PCP e quais as funções a ele atribuídas. Porém, todos eles seguem uma mesmadireção, ou seja, indicam que o PCP é um sistema de apoio à produção, que comanda ecoordena o processo produtivo, objetivando cumprir o planejamento e a programação dos processos de maneira eficaz, para assim satisfazer os requisitos de tempo, qualidade equantidades do sistema produtivo.

1. Introdução

O planejamento e controle da produção (PCP) apresenta-se como uma ferramenta gerencialindispensável na indústria, tradicionalmente ligada à Engenharia de Produção.Segundo a ANFACER (1999)-Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica paraRevestimento, a produção de revestimento cerâmico no Brasil poderia ter uma maiorparticipação no mercado, todavia enfrenta problemas que dificultam um melhor desempenhodo setor. Uma das ações recomendadas pelos especialistas da área refere-se aodesenvolvimento de uma tecnologia de produção, onde deve estar incluído o projeto, oplanejamento, a técnica de aplicação e controle da produção, existindo desta forma oenvolvimento de toda cadeia produtiva, desde o projetista até o consumidor final. Este artigoanalisa o Planejamento e Controle da Produção realizado por uma empresa paraibana de médioporte, inserida no setor de revestimento cerâmico.

2. Perfil nacional da indústria de revestimento cerâmico

A indústria brasileira de revestimento cerâmico, no âmbito da indústria de materiais deconstrução, tem um papel de destaque, encontrando-se entre os maiores produtores eexportadores mundiais. No que diz respeito à produção mundial, o Brasil posiciona-se em 4ªlugar, estando à frente, inclusive, de países como o Japão e os Estados Unidos (ver figura 01).Figura 1 – Principais Produtores Mundiais.Fonte: Relatório da ANFACER, 1999. A cerâmica brasileira atinge os mercados de todos os continentes, ressaltando-se a suaparticipação na América do Norte e Mercosul, o que soma 65% do total das exportações .A capacidade produtiva da indústria brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com