TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individual 2º Semestre Unopar

Artigo: Individual 2º Semestre Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

ALLAN RAFFAEL DA ROSA DE ALMEIDA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SERTOR SUPERMERCADISTA

Trabalho Interdisciplinar Individual

Uruguaiana

2014

ALLAN RAFFAEL DA ROSA DE ALMEIDA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho Interdisciplinar Individual

Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso de Administração - Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Macroeconomia e Microeconomia; Métodos Quantitativos e; Ética, Política e Sociedade.

Uruguaiana

2014

SUMÁRIO

1 - Introdução.................................................................................................04

2 - Desenvolvimento......................................................................................05

3 - Conclusão ................................................................................................10

4 - Referências Bibliográficas......................................................................11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador. Em relação à microeconomia e macroeconomia, têm caráter descritivo; aponta as principais modificações estruturais do setor supermercadista de Porto Alegre. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

O conceito de mercado, as descrições de suas tipologias e as classificações de suas principais estruturas serão o ponto de partida no estudo da microeconomia e macroeconomia. O setor varejista tem passado por um momento de estruturação, influenciado pela transformação decorrente na economia nacional. A busca por operacionalização eficiente e competitiva é visível. Embora vários conceitos de mercado sejam possíveis, o que enfatiza seus atributos econômicos fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, e, princípio antagônico, as da procura e as da oferta. Os fatores que as determinam e suas configurações definem antagonismo e conflitos de interesse, que, no entanto, tendem para soluções, á medida que se estabelecem as relações de troca que equilibram os interesses envolvidos. A estabilidade da moeda, proporcionada pelo atual Plano Real, possibilitou um substancial incremento no faturamento dos varejistas e, por outro lado, impôs a necessidade de programar mudanças nas estratégias da empresa.

A medida macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos: a estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e nú¬mero de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção., estabilidade de preços, distribuição da renda e crescimento econômico. O alto nível de emprego é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos permaneçam nas prateleiras. Logo, se não há procura de produtos, a produção diminui e consequentemente o lucro também. Assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta. Um fator que influi na estabilidade dos preços é a tão famosa inflação. É ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços. Contudo, se aceita que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços.

Referente à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.

Quanto ao desempenho das empresas, a mensuração pode ser realizada pelo crescimento do produto, de avanços tecnológicos e inovações obtidas, da eficiência-distributiva, dos preços praticados e dos lucros alcançados.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL

Os métodos quantitativos só tem um destaque, principalmente quando falamos em números ou metas a serem alcançadas, neste campo varejista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com