TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria De Cosmeticos

Artigo: Industria De Cosmeticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

INDUSTRIA DE COSMÉTICOS

“A indústria de cosméticos envolve a produção de preparações constituídas

por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado” (ANVISA, 2005).

A indústria de cosméticos engloba os setores de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O setor de produção de cosméticos está organizado, com embasamentos reais e científicos e com capacidade para comprovar a segurança e a eficácia de cada produto fabricado, o que envolve múltiplas áreas do conhecimento, incluindo farmacologia, toxicologia, biologia celular, química e bioquímica, microbiologia e mesmo modulação molecular.

As empresas de cosméticos são regulamentadas, pela ANVISA, portanto os produtos são consideráveis passiveis de provocar danos à saúde do consumidor.

O setor de cosméticos é dinâmico, expansivo. Nele, toda a cadeia produtiva acaba sendo estimulada, impulsionando assim a produção. Considerado atualmente como um dos setores que mais emprega mão-de-obra, oferece empregos diretos e indiretos, como na abertura de pequenos negócios,como exemplo, lojas(Franqueadas de grandes marcas), ou mesmo como consultorias de vendas. Este último é o caso dos revendedores de porta a porta, dos pequenos salões e profissionais de beleza que atuam como um canal de distribuição e têm na comercialização de produtos a principal fonte de renda ou sendo um importante complemento para a mesma, também tem estreitas relações com outros setores, como a indústria química, farmacêutica, de embalagem e alimentícia. O segmento de cosméticos é o que tem mais espaço para crescer, já que a maioria dos produtos tem um alto potencial de penetração nos lares brasileiros.

É um setor que vive de inovações. Todos os segmentos da cosmética estão envolvidos nessa missão, seja através de produtos antienvelhecimento, maquiagem, cuidados capilares e de higiene.

O setor de cosméticos, nacional e estrangeiro, destaca-se pelo seu dinamismo. O ritmo de lançamento de novos produtos é bastante acelerado, o que mantém e atrai consumidores cada vez mais exigentes demandando uma busca contínua por inovação e melhoria da qualidade, para a consolidação e fortalecimento das marcas no mercado. Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do setor, dentre os quais destacamos: Acesso das classes D e E aos produtos do setor, devido ao aumento de renda. Os novos integrantes da classe C passaram a consumir produtos com maior valor agregado; Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho; A utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os índices de preços da economia em geral; Lançamentos constantes de produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado; Aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude.

Assim, há um investimento constante no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com