TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda de inflação

Resenha: Demanda de inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

A Inflação é caracterizada por um desequilíbrio econômico, causado muitas das vezes por uma alta geral dos preços proveniente do excesso do poder de compra da massa dos consumidores em relação à quantidade de bens e de serviços postos no mercado. As políticas econômicas são formadas por um conjunto de ações governamentais que tem por finalidade atingir metas relacionadas com a situação econômica de um país, região ou conjunto de países. Dentre essas políticas destacam-se a fiscal, monetária e cambial. Entendendo-se inflação como um aumento contínuo e generalizado dos preços as políticas econômicas visam manter baixa a taxa de inflação, ou seja, se há um aumento da inflação, às políticas evitam esse crescimento, dando o equilíbrio necessário na economia do país.

São dois os principais tipos de inflação: a de oferta e a de demanda. A primeira se verifica quando há escassez de produto, ao passo que a segunda ocorre quando a procura é maior do que a quantidade ofertada.

Inflação de demanda - causada pelo aumento da demanda, significando que há um excesso de procura dos bens e serviços.

A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Nessa situação, aumentos de demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade, conduzem a elevações de preços, principalmente em setores de insumos básicos.

Para combater um processo inflacionário de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem uma redução da procura agregada por bens e serviços (redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, arrocho salarial, controle de crédito, aumento das taxas de juros).

Economistas preveem inflação maior nos meses da Copa no Brasil, pois a restrição de oferta em alguns setores e a deficiência estrutural no país será agravante para o aumento dos preços durante o mundial do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com