TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Aplicada - Modulo 1

Monografias: Informatica Aplicada - Modulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que são linguagens de programação?

Resposta:

São instruções geradas pelo usuário por meio de linguagens de programação que indicam quais são os comandos devem ser realizados pelo Hardware ou Máquina Computacional. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.

2. Quais as principais linguagens de programação existentes e quais são suas aplicações?

Resposta:

C++ - É uma linguagem de programação estruturada de alto nível, surgida a partir da linguagem C, que foi elaborada por volta dos anos de 1970 nos laboratórios da Bell, empresa de telefonia norte-americana. O C++ é uma das linguagens mais utilizadas por aqueles que desenvolvem aplicações e baseia-se no conceito de orientação a objetos, o que lhe confere poder e robustez.

Delphi – Desenvolvida pela empresa norte-americana Borland Software Corporation, é uma das linguagens de programação visual mais usadas pelo mercado, indicada para desenvolvimento de aplicações visuais baseadas na interface Windows.

Visual Basic – Desenvolvida pela Microsoft, é uma linguagem visual indicada para o desenvolvimento de aplicações gráficas.

ASP – É a sigla de Active Server Pages ou páginas ativas de servidor. Consiste em uma linguagem desenvolvida para ambiente web elaborada pela Microsoft. Permite a criação de páginas e aplicações web dinâmicas, o que confere maior interação com o usuário. A linguagem ASP também é bastante empregada em aplicações web que necessitam utilizar e manipular banco de dados.

Java – O propósito inicial do uso de Java para eletrodomésticos não vingou por inúmeras causas; porém, com o surgimento da web, a Sun viu nela um - mercado promissor e passou a desenvolver uma linguagem que permitisse a manipulação de dados na web.

Java script – Não é o mesmo que linguagem Java. A empresa criadora dessa linguagem é a Netscape, pioneira do segmento de browsers. Apesar de também ser aplicada em ambiente web, é bem mais simples e prática de se utilizar e tem a vantagem de tornar páginas web mais atraentes e dinâmicas. Comandos Java Script podem ser inseridos em programas em linguagem HTML, pois praticamente todos os browsers conseguem interpretar tal configuração.

HTML – Muito utilizada nos dias de hoje, é considerada uma linguagem de marcação de texto, e não uma linguagem de programação. HTML é a sigla de HyperText Markup Language, ou linguagem de marcação de hipertexto, que é a estrutura padrão utilizada para a navegação na web.

3. Defina os seguintes termos: software livre; freeware; shareware; software proprietário.

Resposta:

Software livre – é um software que se permite adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo.

Software gratuito ou freeware – é um software proprietário que é disponibilizado gratuitamente não precisando pagar por ele, mas que não pode ser modificado pois não possui código aberto como o software livre.

Software Shareware – é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação, geralmente possuem funcionalidades limitadas ou o tempo de utilização limitado após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa.

4. Apresente as principais vantagens do SO Windows em relação ao Linux.

Resposta:

Windows

• Interface amigável e de fácil instalação

• Maior compatibilidade de programas e aplicações

• Maior gama de jogos, ferramentas de sistema e segurança, programas e aplicações.

• Nível técnico de operação acessível a utilizadores com pouca preparação técnica.

5. Apresente as principais vantagens do SO Linux em relação ao Windows.

Resposta:

Linux

• Baixo custo, o Linux é baseado em software livre, as empresas que fazem a distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com