TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Educativa

Casos: Informatica Educativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSE

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES

CURSO: PEDAGOGIA

Informática Educativa

Abril/2014

Informática Educativa

Trabalho apresentado como requisito

parcial para a aprovação da disciplina

Informática Educativa das Faculdades

Integradas Campo-Grandenses.

RIO DE JANEIRO

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................03

2 A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO MUNDO.......................................04

2.1 A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS..........04

2.2 A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA FRANÇA..............................05

3 A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL........................................07

4 OS PROJETOS INICIAIS.......................................................................08

4.1.1 PROJETO EDUCOM....................................................................08

4.1.2 PROJETO FORMAR....................................................................09

4.1.3 PROJETO Cied............................................................................10

5 A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM INFORMÁTICA

EDUCATIVA...........................................................................................10

6 PROJETOS EDUCATIVOS COM O AUXÍLIO DA INCLUSÃO

DIGITAL..................................................................................................10

7 CONCLUSÃO.........................................................................................11

8 REFERÊNCIAS.......................................................................................12

INRODUÇÃO

O Presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar um breve histórico da informática educativa em alguns países do mundo como Estados Unidos e França e conhecer especialmente a história da informática educativa no Brasil, assim como os projetos pioneiros.

Procura expor a importância da capacitação dos profissionais da informática educativa devido as dificuldades de muitos docentes de compreender a necessidade da utilização desta tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, assim como apresentar alguns dos projetos educativos que se utilizam do auxílio da inclusão digital, isto é a utilização de recursos tecnológicos nas aulas.

A Metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com informações encontradas em revistas e texto de trabalhos acadêmicos em sites da internet.

A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO MUNDO

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS..

De acordo com a Revista Brasileira de Informática na Educação, o início da Informática na Educação nos Estados Unidos, no princípio dos anos 70, Os recursos tecnológicos existentes no sistema educacional de 1° e 2° graus nos Estados Unidos em 1975 era semelhante ao que existia no Brasil. Segundo Ahl (1977), a tecnologia existente nas escolas americanas era a do giz e quadro-negro. O número de escolas que usavam computadores como recurso educacional era muito pequeno. Por outro lado, as universidades já dispunham de muitas experiências sobre o uso do computador na educação. No início dos anos 60, diversos software de instrução programada foram implementados no computador, concretizando a máquina de ensinar idealizada por Skinner no início dos anos 50. Nascia a instrução auxiliada por computador ou o Computer-Aided Instruction (CAI), produzida por empresas como IBM, RCA e Digital e utilizada principalmente nas universidades.

A presença dos CAIs foi essencial para promover a discussão de questões mais profundas de ordem pedagógica. Isso ficou evidente na conferência Ten-Year Forecast for Computer and Communication: Implications for Education, realizada em 1975. Porém as dificuldades da disseminação do CAI eram de ordem técnica. Já a reforma da educação o problema era o de entender os conceitos sobre aprendizado, preparação de manware e a falta de uma concepção sobre a real necessidade de tal mudança no ensino. A polêmica deveria ser o foco da discussão da conferência, como disse o organizador do documento (Seidel, 1977), mas os participantes estavam mais preocupados em oferecer seus produtos do que em discutir as intenções da educação.

O aparecimento dos microcomputadores em 1980 incentivou uma enorme produção e diversificação de CAIs, como tutoriais, programas de demonstração, exercício-e-prática, avaliação do aprendizado, jogos educacionais e simulação nas escolas. O computador é amplamente utilizado na maioria das escolas de 1° e 2° graus e universidades. No entanto, isso não significa que a utilização maciça do computador tenha provocado ou introduzido mudanças pedagógicas. Pelo contrário a mudança pedagógica, ainda que muito lenta, foi motivada pelo avanço tecnológico e não por iniciativa do setor educacional.

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA FRANÇA

A questão da Informática na Educação, a França foi o primeiro país ocidental que se planejou como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo. A perda da supremacia cultural para os Estados Unidos e o ingresso da França no Mercado Comum Europeu levou os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com