TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula.

Por:   •  10/6/2016  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 2

OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 16. Ed. Campinas São Paulo: Papirus, 1997.

O autor retrata o andamento da introdução da informática na educação, o ponto inicial se deu através do primeiro seminário Nacional de informática realizado no ano de 1981, que tratava de buscar soluções para a implantação da informática na educação brasileira, O autor aborda também sobre as dificuldades da inserção dessa tecnologia, que ao ser introduzida surgiu a necessidade de formar novos profissionais e capacitar também os que atuava no ramo da educação, pois essa inserção acarretou mudanças no setor produtivo e Cultural, e com tudo isso o Brasil passava por uma crise na oferta de oportunidade educativas, como País de terceiro mundo com a finalidade de tentar se igualar aos países desenvolvidos, o Brasil introduziu a informática na escola  e o Governo viu como forma democrática o acesso tecnológico,jogando para a escola a função de ensinar seu uso, outro marco importante que o livro aborda é a falta de incentivo pelos órgãos governamentais,que ocasionou uma certa insegurança por parte dos professores, no mais o autor Ramon de Oliveira reafirma que os professores devem passar por uma capacitação para que assim eles pudessem se especializar e fazer uso dessa ferramenta.

Após diversas discussões realização de seminários somente em julho de 1983 surgiu projeto Piloto de caráter experimental que tinha como objetivo a realização de pesquisas sobre a utilização da informática no processo educacional. O Projeto Educom (Educação com computadores) que foi implantado em cinco centros Pilotos que desenvolveram pesquisas sobre a utilização dos computadores no ensino-aprendizagem, levando em consideração o que foi levantado nos seminários que ocorreram nos anos de 1981 e 1982.

Percebemos então que essas medidas trouxe benefícios e malefícios para a educação pois ocasiono em preocupações para os educadores que a partir daí precisaria se especializar para que assim eles pudesse então repassar esse conhecimento, vendo que essa realidade fugia da realidade da educação brasileira, Mas fica claro que o Brasil informatizado era uma necessidade que surgia no país mais que teria grandes limitações pois até hoje o Brasil possui um déficit muito grande de profissionais capacitados a lhe dar com essa tecnologia e só quem vive essa realidade consegue entender o grau de dificuldade de lhe dar com essa inserção na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (294.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com