TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFORMÁTICA EDUCATIVA

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

INFORMÁTICA EDUCATIVA

Os computadores estão favorecendo para uma verdadeira revolução no processo ensino-aprendizagem. A informática educativa tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado.

Informática educativa entende-se pelo uso da informática na educação, que tem como objetivo a utilização do computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares.

“Informática educativa refere-se ao uso do computador e suas ferramentas no âmbito escolar, enquanto recurso pedagógico a ser utilizado pelo profissional docente. Embora o termo informática não seja o mais atual (comum na década de 80), o termo informática educativa continua sendo utilizado pelos profissionais da educação. No âmbito escolar, também podemos considerar o computador como um dispositivo de tecnologia assistiva e portanto como um facilitador de inclusão escolar e social (wikipedia)”.

Neste contexto, uma das formas de uso dos computadores em sala de aula, voltado especificamente para este uso nas práticas educacionais de ensino e aprendizagem com os programas ou softwares educacionais. Mostraremos seu significado, objetivos, formas e exemplos de uso no dia a dia de uma rotina educacional, afirmando sua importância e contribuição no processo de ensino e aprendizado dos alunos.

“O fator fundamental é que não basta ter conhecimento técnico de informática e conhecer a fundo os componentes do computador ou, ainda, saber programar com diversas linguagens. Outras vertentes devem ser levadas em consideração em uma situação social onde a escola compete com várias mídias a fim de prender a atenção dos alunos e (o que é mais importante), tornar a aprendizagem mais lúdica e rica em significados para os nossos alunos (infoescola)”.

        

Amanda Rocha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com