TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Informática Educativa: Dos planos e discursos à sala de aula.

Por:   •  1/10/2018  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 16. Ed. Campinas São Paulo: Papirus, 1997.

O autor retrata o andamento da introdução da informática na educação, o ponto inicial se deu através do primeiro seminário Nacional de informática realizado no ano de 1981, que tratava de buscar soluções para a implantação da informática na educação brasileira, O autor aborda também sobre as dificuldades da inserção dessa tecnologia, que ao ser introduzida surgiu a necessidade de formar novos profissionais e capacitar também os que atuava no ramo da educação, pois essa inserção acarretou mudanças no setor produtivo e Cultural, e com tudo isso o Brasil passava por uma crise na oferta de oportunidade educativas, como País de terceiro mundo com a finalidade de tentar se igualar aos países desenvolvidos, o Brasil introduziu a informática na escola  e o Governo viu como forma democrática o acesso tecnológico,jogando para a escola a função de ensinar seu uso, outro marco importante que o livro aborda é a falta de incentivo pelos órgãos governamentais,que ocasionou uma certa insegurança por parte dos professores, no mais o autor Ramon de Oliveira reafirma que os professores devem passar por uma capacitação para que assim eles pudessem se especializar e fazer uso dessa ferramenta.

Após diversas discussões realização de seminários somente em julho de 1983 surgiu projeto Piloto de caráter experimental que tinha como objetivo a realização de pesquisas sobre a utilização da informática no processo educacional. O Projeto Educom (Educação com computadores) que foi implantado em cinco centros Pilotos que desenvolveram pesquisas sobre a utilização dos computadores no ensino-aprendizagem, levando em consideração o que foi levantado nos seminários que ocorreram nos anos de 1981 e 1982.

Percebemos então que essas medidas trouxe benefícios e malefícios para a educação pois ocasiono em preocupações para os educadores que a partir daí precisaria se especializar para que assim eles pudesse então repassar esse conhecimento, vendo que essa realidade fugia da realidade da educação brasileira, Mas fica claro que o Brasil informatizado era uma necessidade que surgia no país mais que teria grandes limitações pois até hoje o Brasil possui um déficit muito grande de profissionais capacitados a lhe dar com essa tecnologia e só quem vive essa realidade consegue entender o grau de dificuldade de lhe dar com essa inserção na educação.

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores a escola. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2009

O livro inicia falando sobre a criação do computador o autor ressalta que o computador nasceu através dos matemáticos com intuito de facilitar a vida humana, pois essa tecnologia tão avançada ultrapassa o senso de raciocínio do homem, se tratando da educação o autor ressalta que a criança e os adolescentes ao terem contato com tal tecnologia eles aprendem o BASIC não para serem usadas no mercado de trabalho, mas segundo Fernando José para aprender a pensar.

Logo mais o autor faz um apontamento sobre a implantação do sistema LOGO sistema que foi criado por Seymour Papert, discípulo de Jean Piaget que defende a idéia de que o uso do computador vem dar para a criança uma certa liberdade para se construir suas estruturas intelectuais que servirão de apoio para sua aprendizagem. O sistema LOGO faz com que a informática seja vista como supremacia que ao se dominar essa ferramenta consegue-se salvar a educação, visto que apenas ter conhecimento e fazer uso dessa tecnologia não irá de fato salvar a educação brasileira enquanto o problema é ainda maior quando se trata da educação, no mais fica claro que a informática deve sim fazer parte do cotidiano escolar visando melhoria de vida para toda população já que a informática havia sido inserida no mercado de trabalho e na vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (377.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com