TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatização Da Administração Pública

Pesquisas Acadêmicas: Informatização Da Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Informatização da Administração Pública

Curso: Administração Legislativa

Professor: Angelita Marçal Flores

Nome do aluno: André Haureluk

Data: 17/08/2011

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o texto a seguir:

Centros públicos não democratizam acesso à internet, afirma pesquisa

Por Redação do Computerworld*

Publicada em 08 de agosto de 2007 às 09h50

São Paulo - Número de locais públicos para acesso à web é insuficiente e localização dificulta acesso da população, segundo o estudo.

O Mapa das Desigualdades Digitais no Brasil, divulgado na terça-feira (07/08), aponta que os postos públicos de acesso à internet não existem ainda em número suficiente para atender a população. E que fatores como a localização dificultam esse acesso a pessoas de baixa renda.

O estudo foi feito pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), organização internacional com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico, com apoio do Ministério da Educação.

Há três semanas, o estudante Sérgio Oliveira, de 45 anos, freqüenta uma sala do Projeto Casa Brasil, na cidade satélite de Ceilândia, a 24 quilômetros de Brasília, em busca de qualificação profissional para aumentar o salário.

O projeto, do governo federal, oferece computadores conectados à internet e cursos que aliam tecnologia digital à cultura.

“Essa é uma chance para a população carente ter acesso à internet e se atualizar. Em outros lugares, conectar-se é muito caro”, disse o estudante.

De acordo com o levantamento da Ritla, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2005, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os centros públicos foram usados por somente 2,1% da população a partir dos 10 anos de idade.

Essa parcela prefere se conectar de casa (10,5%), do trabalho (8,3%), da escola (5,4%) e de lugares pagos, como as lan houses (4,6%).

O estado de São Paulo, informa o estudo, tem os melhores índices de acesso popular: 2,4%. No outro extremo, apenas 0,1% da população de Alagoas com menor renda buscou a internet nos postos públicos.

Em todo o País, apenas uma parcela de 0,9% da população de baixa renda acessou a rede gratuitamente, contra 4,5% da população de renda mais alta. O estudo não apresenta o valor da renda da população pesquisada, dividida em dez faixas.

Mas sugere uma revisão das estratégias de expansão dos centros públicos e das desigualdades sociais, que se refletem nos índices de acesso à internet e, conseqüentemente, no uso das tecnologias de informação e da comunicação.

“Se não formularmos ou apoiarmos, firmes e decididamente, medidas que diminuam as desigualdades existentes ou que limitem sua consolidação, estaremos só reforçando o círculo perverso da exclusão”, conclui o texto.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/08/08/idgnoticia.2007-08-08.4889939292/

Agora responda:

1. a) A partir da leitura realizada explique as causas para a afirmação “Centros públicos não democratizam acesso à internet”. (1,0 ponto)

R: Devido ao baixo número de centros, distância, incentivos para as pessoas de baixa renda acabam criando uma barreira, uma camuflagem que no final de contas a exclusão digital ainda acaba acontecendo.

b) A partir do que você estudou na disciplina e dos fatores citados no texto, explique porque é necessário melhorar o acesso público as novas tecnologias para população de baixa renda? Você deverá apresentar, ao menos, dois argumentos na sua explicação. (1,0 ponto)

R: É de extrema importância pois este projeto de Inclusão Digital visa o uso da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local.

c) Descreva, de forma justificada, pelo menos, duas sugestões de como o poder legislativo pode auxiliar para alterar o quadro de exclusão digital descrito no texto acima? (2,0 pontos)

R: Incentivo, expandir o número de centros e implantá-los em locais estratégicos onde as pessoas de renda baixa possam ter acesso a este recurso. Estas duas medidas são as principais maneiras de inserir a sociedade de baixa renda ao acesso a informação pois viabilizaria o número de centros, o fácil acesso ao local dos centros e o incentivo desta atividade.

2. Leia o trecho a seguir:

Adaptado do texto:

SANTOS, Nilton Bahlis dos. Novas Tecnologias e Movimentos Sociais: do partido de Lênin às redes da sociedade civil e às comunidades virtuais. Disponível em (http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_tmes_SET2007.cfm). Acesso em 08 dez 2007.

“As novas tecnologias permitem a criação de dispositivos de interação que servem como base para que se desenvolvam novas formas de organização que possibilitam a incorporação e convivência da mais ampla diversidade, assim como a convergência das diferentes dinâmicas particulares e às vezes até contraditórias existentes dentro dos movimentos. Neste sentido, as novas tecnologias podem oferecer suporte e instrumentos efetivos de organização social. Evidentemente, que não será uma organização social hierárquica e centralizada, mas uma organização que ganha a forma de rede e que se apresenta como uma multiplicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com