TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática: "a ciência do processamento automático de informações"

Tese: Informática: "a ciência do processamento automático de informações". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

Informática: “ciência do tratamento automático das informações”.

A crescente evolução na área de Informática possibilitou um avanço das atividades relacionadas a esta área na quase totalidade das atividades humanas, iniciando pelas Engenharias e atingindo os mais diversos setores.

Por isso, é primordial que os profissionais desenvolvam um conhecimento da tecnologia de informática que seja útil na solução dos problemas relacionados com o seu eixo profissional.

Computador: máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão.

É um instrumento para agilizar o tratamento da informação, e não como seu objetivo final.

Histórico e Evolução

A tecnologia de computadores fez um progresso incrível nos aproximadamente 55 anos desde que foi criado o primeiro computador;

Preços caíram, a velocidade de processamento aumentou e armazenar grande massas de dados a baixo custo já é realidade;

Durante a década de 70, o desempenho dos computadores melhorou cerca de 25% a 30% ao ano.

Com a utilização de circuitos integrados nos microcomputadores levou a uma maior otimização (35% ao ano de desempenho);

Houve uma queda no desenvolvimento de sistemas utilizando linguagem Assembly (linguagem de máquina) e aumento da utilização de sistemas básicos padronizados (Unix, Linux) e automaticamente novas arquiteturas foram se consagrando comercialmente;

Ao longo do tempo, portanto, a tecnologia e os estilos usados na construção de computadores apresentam pontos comuns e permitem uma classificação dos computadores em gerações.

Precursores

Pré-história: a primeira ferramenta utilizada pelo homem para realizar contagem foram os dedos da mão, dando início ao sistema decimal.

Ábaco

na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO

„ Primeiro instrumento a mecanizar a tarefa da contagem

Bastões de Napier

„ Os bastões de Napier foram criados (1610 - 1614) como auxílio à multiplicação e divisão, pelo nobre escocês matemático John Napier.

Logaritmo e Régua de cálculo

„ Napier descobriu os logaritmos e desenvolveu as tabelas de logaritmos e trigonométricas, simplificando os cálculos de multiplicação, divisão, raízes quadradas e ângulos.

Os logaritmos foram combinados com um dispositivo manual para acelerar os cálculos: as réguas de cálculo (1621), consideradas nossas atuais calculadora e primeiros dispositivos analógicos da computação.

Geração Zero (século XVII)

Elementos puramente mecânicos e "dedicados". Dentre as principais máquinas dessa geração, citamos:

Calculadora de Pascal

O filósofo, físico e matemático francês Blaise pascal criou uma máquina (a Pascaline) para ajudá-lo nos negócios do pai.

A pascaline foi a primenta máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações.

(pesquisar foto pascaline)

Calculadora de Leibnitz

O filósofo e matemático alemão von Leibnitz introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas.

Sua máquina era, pois, capaz de realizar as 4 operações básicas, mas era muito sucetível a erros.

(pesquisar foto calculadora de leibnitz)

Placa Perfuradora

Joseph Marie Jacquard introduziu o conseito de armazenamento de informações em placas perfuradas, para controlar uma máquina de tecelagem.

Causou bastante desemprego na época.

(pesquisar foto)

Arithmometer

A primeira calculadora realemnte comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.

(pesquisar foto)

obs: ACHO QUE DAQUI QUE COMEÇA o que me interssa

Geração Zero (século XVII)

Máquina Diferencia de Babbage:

O matemático Babbage construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano, que chamou de Máquina das Diferenças;

Sua única operação era a adição, mas realizava um largo número de funções úteis pela técnica de diferenças finitas.

(pesquisar imagem/foto objeto e pessoa)

Máquina Analítica:

Com o auxílio de Ada Lovelace, a Babbage também criou a chamada Máquina Analítica, muito mais geral que a de Diferenças, constituída de unidade de controle de memória, arimética, de entrada e saída. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados;

Seu principal mérito foi definir e dar forma aos conceitos básicos de um computador: módulos de armazenamento (memória), unidade de operadora (com 4 operações), entrada e saída de dados (cartões perfurados), sequência de instruções (programa).

(pesquisar imagem/foto)

Máquina de Hollerith:

Herman Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos E.U.A., cria sua máquina de perfurar cartões e máquina de tabular e ordenar, que revoluciona o processamento de dados.

Aumentou a velocidade de processamento dos dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com