TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura

Seminário: Infraestrutura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

A infraestrutura foco deste estudo é um dos requisitos para se crescer bem. Esta abordagem traz elementos valiosos para o debate da questão como para o planejamento das empresas. Nos últimos dois anos, o Brasil tem registrado aumentos consideráveis no numero de financiamentos imobiliários, mas esta longe de alcançar o volume verificado em 1980, no auge das operações do extinto banco nacional de habitação (BNH).

O cenário de referencia adotado nesta abordagem aponta para resultados significativos para a economia brasileira, independentemente de reformas estruturais que potencializem o seu crescimento. Os bons resultados estão condicionados a uma interação harmônica de variáveis-chave da economia, devendo sustentar uma rota estável de crescimento ate 2030. Assim, é necessário que o mercado brasileiro seja capaz de atender a sua demanda habitacional. Trata-se, na realidade, de um grande desafio, pois a taxa de crescimento das famílias brasileiras será de 2% ao ano nos próximos 23 anos. A feliz constatação é de que o país tem condições sim de atender a demanda por moradias e eliminar seu déficit habitacional no horizonte de tempo considerado.

A indústria da construção encontra-se em ritmo crescente de atividades, por sua pujança e suas potencialidades o Brasil é avaliado como um grande mercado na área da construção, colocando-se na rota dos grandes investidores do setor. O cenário de referencia permite por fim, estimar a dimensão desse mercado na rota rumo a 2030. O faturamento das construtoras saltara de R$53,5 bilhões, em 2007, para R$129,6 bilhões, em 2030.

O gráfico abaixo mostra como ficara o mercado brasileiro:

Em matéria recente lançada na revista semanal VEJA, do dia 15 de agosto de 2012, a presidente Dilma, elaborou planos em conjunto com grandes nomes do setor privado para a melhoria na infraestrutura brasileira que vem a ser de grande avaria para o mercado brasileiro. O governo esta traçando uma meta para que toda a produção brasileira seja escoada com maior qualidade, para isso o governo esta privatizando setores fundamentais para que estes sejam modernizados e ampliados são eles: RODOVIAS, FERROVIAS, PORTOS e AEROPORTOS. Como já estamos acompanhando as construções visando à copa de 2014 e as olimpíadas de 2016, temos nesse mercado um grande potencial de crescimento.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que o Brasil é uma das poucas economias que têm todas as condições de sustentar uma taxa expressiva de crescimento superior a 4% nos próximos anos.

Infraestrutura

Coutinho disse ainda que o banco quer aumentar os projetos na área de infraestrutura e logística. “O Brasil é um país que tem muita oportunidade, quero falar da infraestrutura, de portos, aeroportos, mobilidade urbana, são investimentos relevantes que o país Brasil precisará fazer”.

O presidente do BNDES citou, contudo, que projetos em infraestrutura precisam ter planejamento a longo prazo, citando prazos de "40 anos ou mais".

"Precisamos consolidar a nossa capacidade de crescer, precisamos ter planejamento e preparação prévia de projetos, fazer isso em parceria com o setor privado. Estamos abertos e estimulando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com