TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação e estratégia de mercado

Seminário: Inovação e estratégia de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

1) Com base nos nossos estudos sobre as características dos empreendedores, identifique se Antônio Alberto Saraiva possui perfil empreendedor e quais as características que mais se destacam em sua personalidade. (3,0 pontos)

A perda trágica do pai fez com que Alberto Saraiva assumisse o compromisso e a responsabilidade de gerir o negócio da família. Em vez de ficar deprimido, tomou as rédeas do negócio e demostrou várias características que o definem como um empreendedor. Além de comandar o negócio, soube enxergar as novas oportunidades de negócio.

Abaixo utilizo algumas frases do case Caso de Sucesso: Habib´s, publicado por Mariana Melo (2001) no site www.casodesucesso.com para apresentar as características do Alberto como empreendedor:

“Acreditou em uma idéia e construiu um império a partir de poucos recursos.” Esta parte do texto demonstra como o Alberto é otimista e teve iniciativa própria, pois teve uma ideia e foi atrás dela. Demonstra também a necessidade de realização, por ser o responsável da família. Também fica clara a autoconfiança e a intuição, características de um empreendedor.

“O grande segredo da rede foi saber adaptar a culinária árabe ao paladar do brasileiro.” Neste parágrafo ficam claras duas características do empreendedor: a intuição e a flexibilidade. Ele não focou exclusivamente na comida árabe e sim no negócio, por isso adaptou a comida ao paladar dos seus clientes.

“A partir de uma lanchonete, em 20 anos, ele firmou seu empreendimento como a segunda rede de fast-food no país.” Neste trecho fica bem clara a persistência de Alberto Saraiva.

“Inexperiente, passou por muitas dificuldades gerindo a padaria e percebeu que era preciso conhecer o trabalho realizado na empresa para não depender de seus funcionários.” Neste parágrafo fica clara a importância do comprometimento e liderança. Alberto percebe que é necessário se envolver mais com o negócio para não ficar exclusivamente na dependência dos outros. Para isso é preciso de conhecimento e atitude.

“Saraiva percebeu uma oportunidade observando o público de baixo poder aquisitivo e esse foi o seu diferencial.” Neste parágrafo se destaca uma caraterística importante: a coragem para enfrentar os riscos. Saraiva apostou em um público-alvo de baixo poder aquisitivo, o que pode ser de grande risco. Mas como ele tem visão de negócio, além desse público ele atingiu outras classes sociais.

2) Identifique se Alberto Saraiva possuía uma rede de relacionamentos e em que momento foi utilizada em sua trajetória. Cite a parte do texto em que esta questão fica clara. (3,0 pontos)

Na época em que o Alberto iniciou sua atuação na área, as redes de relacionamento não eram tão avançadas quanto hoje. Ele era um português em terras brasileiras, por isso podemos deduzir que não tinha muitos contatos. Mesmo assim ele começou a criar sua rede de relacionamento. A rede que Alberto possuía era, inicialmente, aquela desenvolvida com o negócio do pai (padaria) e, posteriormente, com a lanchonete. Foi através da lanchonete que conheceu o cozinheiro especializado em comidas árabes, que foi a chave do seu negócio.

Nos trechos a seguir, também obtidos do case Caso de Sucesso: Habib´s, publicado por Mariana Melo (2001) no site www.casodesucesso.com, podemos observar como um contato desta rede de relacionamentos influenciou na abertura da primeira loja de comida árabe no Brasil:

Administrando a lanchonete, conheceu um dos melhores cozinheiros árabes de São Paulo, Paulo Abud. Muito cedo, conversando, os dois perceberam que os restaurantes especializados nesse tipo de comida eram raros e com preços altos. Paulo Abud foi o responsável pelo conhecimento de comida árabe de que Alberto precisava para consolidar seu restaurante.

A partir desse momento começaram a surgir mais redes. O fato de ele fazer sucesso com o restaurante de comida árabe, trouxe muito investidores interessados na sua rede de relacionamentos, e ele soube aproveitar esta situação muito bem.

Aqui fica claro como a rede de relacionamentos de Alberto Saraiva cresceu:

A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se uniram com a meta de abrir novas lojas. Em 1992, foi adotado o sistema de franchising, inaugurando a primeira loja franqueada da rede em Santo André, São Paulo. Ao completar 10 anos de atuação no mercado, o Habib’s já ultrapassava a marca de 100 lojas.

3) Vimos em nosso material didático que: “Consideram-se atividades do empreendedor o seu trabalho, ou seja, as ações que o empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com