TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inserção De Crianças Com Necessidades Especiais Nas Escolas Brasileiras

Artigos Científicos: Inserção De Crianças Com Necessidades Especiais Nas Escolas Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho se deu pela necessidade de identificarmos como se estabelece a inserção das necessidades educacionais nas escolas brasileiras. Percebemos a partir desse trabalho que a inclusão escolar precisa ser posta em prática, de modo que atendam a todos, independente das necessidades educativas especiais, e que as escolas precisam estar abertas a essa nova realidade que é a inclusão e, que possam se adequar para que se eliminem todas as limitações políticas e sociais.

Conforme Mantoan (2006), a escola precisa modificar suas bases de estrutura organizacional, bem como nas modalidades de ensino, nos tipos de serviços, nas grades curriculares e na burocracia, como propõe a inclusão, para que a escola possa desenvolver, espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam, ou seja, é preciso uma mudança nos paradigmas educacionais.

Com este trabalho procuramos analisar como se deu a inserção das crianças com necessidades educativas especiais nas escolas brasileiras, identificando os benefícios e verificando os limites encontrados por essa inserção.

A escolha do tema se deu pela necessidade de identificarmos como se estabelece a inserção das crianças com necessidades educacionais. De acordo com Mantoan (2006), a inserção é incompatível com a integração, entende-se que integrar é inserir um aluno ou um grupo de aluno que já foi anteriormente excluído, enquanto que ao contrário disso, a inclusão visa não deixar ninguém fora do ensino regular, desde o começo da vida escolar. Sendo assim, o processo de integração ocorre em uma estrutura educacional regular ao ensino especial, em todos os tipos de atendimentos.

A educação especial tem sido, com grande frequência, interpretada como um apêndice indesejável. Numerosos são os educadores e legisladores que a veem como meritória obra de alguns “abnegados”, que se dispõe a tratar de crianças e jovens deficientes físicos ou mentais. Os sentidos a ela atribuídos são ainda hoje muitas vezes, o de assistência aos deficientes e não o de educação para alunos que apresentam necessidades especiais (MAZZOTTA, 2005, p.11).

Diante disso, como futuras pedagogas, temos a preocupação de conhecermos como ocorreu a inserção de crianças com necessidades especiais nas escolas brasileiras. Este trabalho visou conhecer as barreiras políticas, sociais e econômicas que envolvem a questão abordada. Tem o trabalho, elevada importância científica e acadêmica, pois revela a necessidade de mudança de consciência, de políticas públicas, de preparação de professores e grades curriculares.

Enfim, é preciso repensar a história dos paradigmas já existentes e para tanto, propomos uma análise crítica, para discutir questões pertinentes à inclusão.

No contexto histórico trataremos de assuntos como cidadania e direitos das pessoas com deficiência. Para tanto, foi desenvolvida uma análise da evolução das ações sociais e governamentais direcionadas à educação de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas brasileiras.

Na esfera social abordamos questões como a necessidade de esclarecer fatores que justifiquem a educação especial que muitas vezes acontece porque professores baseiam suas práticas pedagógicas no senso comum levando com isso alunos para as modalidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com