TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Por:   •  18/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO DE HUMANIDADES – CAMPUS III

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

HILDELLY FRABRICIO FONCESA

MARCELE FERREIRA DA COSTA

NICOLY DE AZEVEDO COSTA

INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Guarabira-PB

2013

HILDELLY FRABRICIO FONCESA

MARCELE FERREIRA DA COSTA

NICOLY DE AZEVEDO COSTA

INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Pesquisa em Educação I em Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba sob orientação da profa. Ms. Germana.

Guarabira-PB

Sumário

1. PROBLEMATIZAÇÃO        

2. PERGUNTAS  NORTEADORAS        

3. JUSTIFICATIVA        

4. OBJETIVOS        

4.1 OBJETIVO  GERAL        

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

6. METODOLOGIA        

7. CRONOGRAMA        

8. MARCO TEÓRICO E CONCEITUAL        

9. REFERÊNCIA        

10. APÊNDICE        

1. PROBLEMATIZAÇÃO

A educação foi inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, abordando três finalidades, tais como o desenvolvimento pleno do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, esses conceitos são visto de forma geral, porém existem pessoas que precisam de uma educação especializada, que tem esses mesmo direitos, mais de forma flexível a ideia de inclusão pode ser difundida através de salas capacitadas com professores e gestores capacitados, numa visão para todos independente dos limites físicos, levando os princípios da igualdade, segundo o Art. 206 referido a constituição de 1988 que diz no primeiro “I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;”. Logo há uma grande problema nesse importante conceito, no qual a educação tem que ser para todos de forma plena, e muitas vezes não são deixando de lado, conteúdos importantes, pelo fato da maioria das escolas não terem e não serem instrumento de inclusão não cumprindo diante disso seu papel escolar relacionados as necessidades dos alunos portadores de deficiência, interferindo deste modo de negativamente no desenvolvimento do aluno, pois de acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) as escolas têm que adotar medidas e segui-las, para contribuir para o desenvolvimento dos alunos de forma plena, seja ele educando normais ou portadores de necessidades especiais. A partir do acima exposto, questionamos: a escola está adequada para receber os alunos portadores de necessidades especiais?

2. PERGUNTAS  NORTEADORAS

 3.1. Existe de fato a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais?

3.2. Como se dá a inclusão desses alunos no processo de ensino aprendizagem?

3.3. Os professores e demais membros da escola são preparados para atender os alunos portadores de necessidades especiais, oferecendo uma educação inclusiva?

4. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema “Inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas”, surgiu devido ao interesse do grupo em aprofundar e buscar novos conhecimentos relacionados as leis impostas pelo Ministerio Publico diante a sociedade, como também vivencia-las de acordo com o cotidiano de algunas organizações escolares que atualmente trabalham com algum projeto beneficiente a estes alunos. No qual, teremos a oportunidade observar o desenvolvimento dos individuos, e os metodos adotados no espaço escolar e a estutrura do ambiente para eles, contrubuindo desse modo para a preparação do exercicio de cidadania, garantindo os direitos e deveres dos mesmos.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO  GERAL

Investigarse a escola tem uma estrutura organizacional adaptada, profissionais especializados e como são desenvolvidas as práticas pedagógicas de acordo com as necessidades especiais dos alunos.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5.1. Verificar se a infraestrutura da escola está de acordo com as necessicades dos portadores especiais.

5.2. Investigar se os ambiente para os alunos portadores de necessidades especias é separado dos ambientes regulares de ensino.

5.3.  Averiguar se a escola cumpre com sua proposta curricular.

5.4. Avaliar se o aluno usufrui de diferentes tipos de atendimento ao longo de sua tragetória de escolarização.

6. METODOLOGIA

Observamos que o nosso projeto se interliga com:

Pesquisa Exploratória: inicia-se a partir do problema que vai sendo construida no decorrer do seu desenvolvimento uma hipótese, a mesma está relacionada com a pesquisa Bibliográfica, onde o pesquisador vai convicto que o tema tratado é reconhecido cientificamente partindo dessa ideia o pesquisador vai em busca de materiais já publicados para aprofundar o seu conhecimento diante do projeto.

Nossa pesquisa será realizada na EEEF ANTENOR NAVARRO, está situada na Rua Prefeito Manoel Lordão, s/n – Centro de Guarabira –PB, onde a mesma abrange alunos com necessidades especiais. Fundada e inaugurada através do decreto nº 369 de 09 de março de 1933, patrono: Anthenor de França Navarro.Atualmente o colégio conta com cerca de 522 alunos matriculados nos três turnos, sendo as séries do 1º ao 7º ano do ensino fundamental formadas no período diurno, e a noite funciona a EJA, com alunos do 6º ano do fundamental ao 2º ano do ensino médio.Além disso, 15 alunos com necessidades especiais mantêm aulas regulares com acompanhamento de cuidadoras e ensino especial em horários diferenciados na Sala Multifuncional, espaço totalmente adequado para a interação com este tipo de alunado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com