TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos do Serviço Social

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Instrumentalidade no Serviço Social

Vídeo aula

A instrumentalidade no Serviço Social, não é restrita as atividades rotineiras e burocrática das instituições coloca a capacidade que o profissional deve ter na sua prática para alavancar os direitos dos usuários.

A instrumentalidade busca aprender o movimento da realidade e detectar tendências e possibilidades nela presentes possíveis de serem impulsionadas pelo profissional.

O Serviço Social tem um caráter transformador através da instrumentalidade é através desta capacidade que o profissional tem de negociar possíveis projetos e de articular junto com seus usuários a socialização dos seus direitos e garantia destes.

A questão social é o principal objeto de trabalho e entende-se a questão social como um conjunto das expressões das desigualdades de uma sociedade de capitalismo avançado de reprodução do trabalho coletivo e apropriação provada.

 O assistente social se vê no meio desta contradição em meio da produção da desigualdade e a produção da rebeldia e resistência.

A instrumentalidade do assistente social está inserida na leitura dinâmica  da realidade e a partir desta leitura critica que o assistente social poderá fazer novas propostas e fazer  uma leitura  critica da realidade dos projetos se eles dão conta  da realidade social  se os usuários tem conhecimento de seus  direitos, escuta qualificada e leitura critica embasada teoricamente e politicamente  para além do aparente.

 Pensar a instrumentalidade como capacidade ou propriedade constitutiva construída e reconstruída no processo social histórico da profissão.

 O assistente social é dono da instrumentalidade técnica operativa que instrumentaliza o agir e intervir e interpreta a realidade social e com isto propor novas intervenções.

O Serviço Social faz parte desta instrumentalidade constitui de uma maneira dinâmica através do processo sócio-histórico.

O serviço Social não estático ele acompanha o movimento da sociedade, sendo assim a instrumentalidade deve estar organizado a disposição da cidadania e da garantia dos direitos.

A instrumentalidade atua com o modo de ser que a profissão adquiriu no interior das relações sociais no confronto das relações objetivas e subjetivas do exercício profissional.

Entende-se como objetiva as condições materiais (salas, sigilo profissional) já subjetivos dizem a respeito a caráter subjetivo das relações descrito entre o profissional e o usuário. A Objetividade e a subjetividade têm que ser amplamente garantida para que o exercício profissional possa ocorrer garantido à instrumentalidade nas condições inerentes ao Serviço Social.

 A instrumentalidade funciona como uma regulamentação da profissão, sendo assim, ela deve estar organizado operando a favor do usuário, com isso irá gerar o reconhecimento  profissional pela sociedade.

A dimensão Teórico-metodológica aproxima o vetor teórico que se aproxima do Serviço Social. É importante salientar que as dimensões isoladas se tornam armadilhas para os profissionais do Serviço Social. A aproximação da teoria é necessária para o profissional fazer uma leitura mais consistente da realidade social e fazendo da metodologia um método escolhido mais coerente para interferir na realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com