TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Da Família No Contexto Escolar

Trabalho Escolar: Integração Da Família No Contexto Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 12

Integração da Família no Contexto Escolar

5. Introdução

Tradicionalmente, a família tem sido apontada como parte fundamental do sucesso ou fracasso escolar. A busca de uma harmonia entre família e escola deve fazer parte de qualquer trabalho educativo que tem como foco a formação de um indivíduo autônomo, por isso, o presente projeto surgiu da necessidade de propor uma maior integração da família no contexto escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Camarão, localizada na Av. Governador Jorge Teixeira de Oliveira na cidade de São Felipe D’ Oeste de Rondônia, o escola atende serca de 465 alunos, seu corpo dosent é composto de 19 professores, sua missão é preparar o aluno para uma educação que conjunte: saber, compromisso, responsabilidades, para formação do cidadão competente preparado para transformar e melhorar o bem estar da humanidade, possibilitando ao educando e ser construtor de seu próprio destino, desenvolvendo sua capacidade de pensar, interagir, analisar de valorizar formação de condição humanas preparando ele para o mundo e suas contradições.

Sabemos que se ouver a participação da família na vida escolar dos educando tende a melhor sua aprendizagem, pensando na melhoria, foi elaborado o Projeto de Intervenção vivencial: Integração da Família no Contexto Escolar, com o objetivo de buscar meios para que a família possa criar o hábito de participar da vida escolar de seus filhos, percebendo o quanto a participação da família é importante no processo ensino aprendizagem do aluno.

Com a integração Familiar no contexto escolar, tanto faz bem para os alunos, tanto para o professor, pois, ela deixa e traz ao aluno segurança, tranquilidade e apoio em relação aos estudos. É necessário termos as famílias como parceiras dos múltiplos sujeitos nos processos educacionais numa perspectiva de efetivar o processo inclusivo na escola, principalmente a consciência dos pais como sujeitos ativos e necessários na afirmação desse processo. Esse vínculo, não apenas facilita a aprendizagem como também solidifica os laços afetivos familiares.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

A instituição de ensino Felipe Camarão prevê em seu Projeto Político Pedagógico da família é um dos eixos da organização do trabalho pedagógico. Porem, a instituição ainda não conseguiu a participação da família na escola embora tenha erguido muitos esforços. Diante dessa situação, o grupo levanta o seguinte problema: Quais estratégias práticas poderiam ser desenvolvidas para que os pais efetivamente participem das atividades proposta pela instituição?

É ponto pacífico a necessidade de se buscar formas de articulação entre a Família e a Escola. Ainda mais que se vê a educação hoje como algo permanente, por toda a vida, um processo continuado e não mais como uma etapa; estudar, para depois, entrar no mercado de trabalho. A família deve integrar-se aos projetos da escola, desde o inicio e inserir-se no cotidiano escolar, ela não pode ser um elemento introduzido depois que tudo já estiver funcionando. Por isso que devemos propiciar aos pais uma participação ativa garantindo uma boa qualidade da educação escolar. As duas instituições mais importantes na sociedade contemporânea, é a família e a escola, elas devem unir esforços em busca de objetivos comuns: fazer com que a criança se desenvolva em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem.

A isntituição possui 4 pedagogas em sua equipe pedagogica, ele ensina e sabe empregar a pedagogia. Mobiliza as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola. Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de vanguarda. O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.

1.1 Objetivo geral

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

1.2 Objetivos específicos

 Identificar as causas que interferem negativamente na integração família e escola;

 Elaborar ações a serem vivenciadas coletivamente, na busca de alternativas para problemas enfrentados no cotidiano escolar;

 Analisar as relações da escola com a família possibilitando-os a compreensão e significado de integração;

 Conscientizar os pais sobre a importância dos estudos e de sua participação para o sucesso do ensino e aprendizagem;

 Integrar os pais na rotina escolar diária.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

“Família: grupo de pessoas, formado especialmente por pai, mãe e o filho (s), que vivem sobre o mesmo teto, grupo de pessoas ligadas entre si pelo casamento ou qualquer parentesco, (...)”. Esse é o significado de família o qual o dicionário Houaiss nos mostra. É notório que no ambiente familiar, as pessoas também se unem, por amor, situação financeira e pela sobrevivência. A família sempre nos foi apresentada como instância formadora e socializadora da criança. Battaglia apud NOBRE (1987) conceitua a família dizendo que a família pode também ser considerada como:

(...) um sistema aberto em permanente interação com seu meio ambiente interno e/ou externo, organizado de maneira estável, não rígida, em função de suas necessidades básicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com