TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Social & Conhecimento

Resenha: Integração Social & Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Tem-se observado, cotidianamente, o alto grau de influência nas ações das pessoas em relação ao meio em que essas convivem. Não se pode afirmar que as atitudes humanas estão totalmente desconectadas ao nível de integração social dos indivíduos entre si. O comportamento humano resulta de valores, normas e crenças vividos dentre um grupo social, seja ele familiar ou profissional.

O comportamento criminoso, por exemplo, pode ser resultante de vários aspectos além da capacidade unicamente pessoal de um indivíduo, ou de aspectos psicológicos. Vemos diariamente fatos divulgados na mídia que “alguém” cometeu determinado crime [no caso homicídio] por ter sido traído pela vítima, rouba por ter fome e viver em condições precárias que não lhe permite pagar por alimentos, etc.

Outro fato que pode ser observado são os constantes protestos políticos que ocorrem nas sociedades. Ações políticas de um determinado governo estimulam atitudes de uma população a favor ou contra quem os representa. Exemplo são os constantes protestos e greves realizados em razão de atitudes governamentais.

A definição da realidade é formada através das percepções humanas baseadas em suas experiências. É importante observar as conclusões que são tomadas, pois podem resultar de aspectos tendenciosos que fujam da veracidade e objetividade do fato. Os sociólogos realizam pesquisas tendo cautela no que pode ser dito como resultante de conhecimento científico ou não, pois tradições, relevância de autoridades, seleção da observação entre outros aspectos, geralmente, comprometem o pensamento acerca do que pode ser tido como fato científico ou senso comum.

Ao analisar o pensamento, baseado em valores tradicionais, é importante definir o que é conhecimento tido como científico ou crença de determinado grupo. O pesquisador deve dirigir sua pesquisa desligando-se pessoalmente do que é crido particularmente por ele (ou por outros grupos), e realizando análises baseadas em fatos comprovados.

Em geral o senso comum baseia-se em fontes não comprovadas cientificamente, e que não podem ser tidas como verídicas até que a ciência realize testes e aplique metodologias sistematizadas para comprovar tal realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com