TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Social às Pessoas Com Deficiência

Ensaios: Integração Social às Pessoas Com Deficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

Integração Social às pessoas com deficiência

Turma Noturna: SS4/5P-30

Alunos (a):

Janaína Rocha da Silva

Brasília – 2014

PRÉ-PROJETOS DE PESQUISA 2014.1

Pré-Projeto 1:................................................................................p.03

Tema: Proporcionar maior integração social às pessoas com deficiência e criar mecanismos de comunicação com a comunidade através da dança inclusiva no Distrito Federal.

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA 01

I. TEMA

Proporcionar maior integração social às pessoas com deficiência e criar mecanismos de comunicação com a comunidade através da dança inclusiva no Distrito Federal.

II. OBJETIVO GERAL

Identificar neste projeto a consciência corporal, criatividade, socialização, comunicação e autonomia de todos os sujeitos, elementos, estes, que servem como motivação para o desenvolvimento pessoal.

III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Pesquisar diálogos entre os usuários.

• Estudar os movimentos com o cruzamento com a reabilitação.

• Analisar nas expressões criativas.

• Identificar a socialização.

• Analisar a expressão dos sentimentos.

• Analisar a autoestima.

• Avaliar o autocuidado.

IV. PROBLEMA DE PESQUISA

Como é possível trabalhar a inclusão através da arte utilizando a dança inclusiva?

V. HIPÓTESE DE PESQUISA

A dança inclusiva no Distrito Federal: possibilidades de integração social e mecanismos de comunicação.

VI. JUSTIFICATIVA

Atualmente 45,6 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência, segundo o Censo IBGE/ 2010.

A dança por si só é geradora de possibilidades expressivas ilimitadas e a proposta da dança inclusiva é proporcionar a todos os sujeitos a igualdades de condições para desenvolver seu potencial e criar formas para que ele se sinta integrado à sociedade, reconhecendo suas capacidades e desafios em apresentações em parques, escolas, teatros, órgãos públicos, ruas, hospitais, aberturas e encerramentos de eventos na área da pessoa com deficiência.

Sendo assim, sensibiliza diferentes pessoas como: crianças, homens e mulheres que assistam as apresentações, as quais muitas vezes nunca se aproximaram de uma pessoa com deficiência, que naquele momento vivenciam-se uma experiência que valorizam as diferenças e semelhanças reconhecendo o potencial de todos.

A cultura e a arte são elementos essenciais de uma educação completa que conduza ao pleno desenvolvimento do sujeito. A educação artística é um direito humano universal, incluindo aqueles que muitas vezes são excluídos da educação, como os grupos minoritários e as pessoas com deficiência.

A técnica desenvolvida consiste em utilizar o movimento utilizar o movimento, a expressão corporal, a música e a emoção para promover saúde, auto-estima, ser uma pessoa forte para a inclusão social, especialmente quando vivenciada em espaços onde a diversidade humana é a principal característica.

Vai mais além, a dança inclusiva está voltada também, para integração das famílias que tem uma pessoa com deficiência em casa. Não precisa ser profissional para experimentar o gosto da energia positiva contida nos gestos. Dançar é modo de ver o mundo, ajuda a espantar as tristezas e aproximar as alegrias unindo as pessoas. Universo da dança e ampliada por meio de uma linguagem própria voltada para o conceito do corpo com ferramentas de experiências

Há muitos anos atrás, a deficiência era discutida apenas por médicos, recebendo tratamentos específicos. Inclusive, se chamavam de pessoa portadora de deficiência, ou até mesmo pessoas com necessidades especiais. Com a ratificação da Convenção da ONU, o Brasil mudou-se a metodologia para pessoa com deficiência, afinal de contas ninguém quer portar uma deficiência ou ter uma necessidade especial.

Outro grande avanço foi alteração do modelo médico para o modelo social, o qual esclarece que o fator limitador é o meio que a pessoa está inserida e não a diferença em si, remetendo-nos a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e

Saúde – CIF. Tal abordagem deixa claro que as deficiências não indicam, necessariamente, a presença de uma doença ou que o indivíduo dever ser considerado doente.

Já não se pode ver a deficiência como um problema ou anormalidade, mas sim como uma singularidade do indivíduo. Isso significa que, para a dança, a deficiência apresenta-se como uma qualidade de movimento e corpo em qualquer bailarino deficiente ou não.

Analisar onde se enquadra o tema da deficiência a situação dos cidadãos, a visão de como é que a arte pode facilitar a inclusão social, assim com historial da arte inclusiva.

A partir da segunda metade do século XX, a Unesco proclama uma série de Declarações com a finalidade de estabelecer os direitos das pessoas com deficiência promover a inserção social das mesmas na sociedade.

Trata-se do movimento de inclusão social baseado no princípio de igualdade de direitos e deveres, vigente na nossa sociedade.

Sobre o tema em questão, objeto central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com