TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Professor Aluno

Trabalho Escolar: Relação Professor Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

No processo de ensino-aprendizagem alunos e professores deparam-se frente à frente e ambos participam da mesma aventura que fará dos primeiros homens espiritualmente adultos.

O presente artigo analiza como o abstrato-concreto pode se dá na relação professor-aluno,buscando fundamentalmente entender que ensinar e transmitir conhecimentos,e apontar direções para os alunos.

A relação educandor-educando não deve ser uma relação de imposição,mas sim,uma relação de cooperação de respeito e de crescimento.O aluno deve ser considerado como um sujeito ativo e interativo no seu processo de construção de conhecimento.Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo,como um individuo mais experiente.Cabe ao professor considerar também,o que o aluno já sabe,sua bagagem cultural e intelectual,para a construção da aprendizagem.

No começo procurar estabelecer uma relação empatica com os alunos,procurando conhece-los,fazendo um mapeamento dos seus intereses,formação e perspectivas futuras.A preocupação com alunos,a forma de relacionar-nos com eles e fundamental para o processo pedagogico,ainda mais com escolas que passam por mudanças,mesmo com situações precarias.Os alunos captam se o professor gosta de ensinar e principalmente se gosta deles isso facilita a sua protidão de aprender.

O professor e os colegas formam um conjunto de mediadores da cultura,nessa perspectiva,não cabe analizar somente a relação professor aluno,mas também a relação aluno-aluno e seu desenvolvimento intelectual.

Ao educador restitui seu papel fundamental na aprendizagem,afinal,para o aluno construir novos conhecimentos precisa-se de alguem que os ajude,cabe ao professor ver seus alunos sob outra perspectiva,bem como o trabalho conjunto entre colegas que favorece também a ação do outro na ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal).

O professor seria o suporte,ou “andaime”,para que a aprendizagem do educando a um conhecimento novo seja satisfatória.Sua função é levar o aluno adiante,pois,quanto mais ele aprende mais ele se desenvolve mentalmente.(VYGOTSKY)

Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo.isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas.

Ainda a respeito da relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo,onde os erros dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem.Isso se dará porque à medida em que o aluno erra o professor consegue ver o que já se está sabendo e o que ainda deve ser ensinado

Piaget ainda reforça que o aprender não reduz à memorização,mas sim ao raciocínio lógico,compreensão e reflexão.

Assim,será através do debate e discussão entre iguais que o processo do desenvolvimento cognitivo se dará;e o professor assumindo um papel apenas de instigador e provocador,mantendo o clima de cooperação.Em sala o professor pode interagir com diversos modos de ensinar pode ser com filmes,brincadeiras, jogos educativos que possam contribuir para o desenvolvimento do aluno.

As consequências serão à descentralização,à socialização,à construção de um conhecimento racional e dinâmico dos alunos.Dessa forma,a produção das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com