TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um relacionamento afetivo entre um professor / aluno

Abstract: A importância de um relacionamento afetivo entre um professor / aluno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Abstract  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

Tributario Caderninho Semana 5 ... Semana Aula: 7. DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA. ... Exceção de pré-executividade.

De acordo com Pérez Gomes (2000) a função do professor é ser o facilitador, buscando a compreensão comum no processo de construção do conhecimento compartilhado, que se dá somente pela interação.

Loyola (2004) refere-se ao “professor autoritário”, o qual não deve impor o respeito, mas conquistar de seus alunos. O professor autoritário busca com suas atitudes fazer com que os alunos venham se calar, reprimindo suas expressões e até mesmo sentir medo. Assim, essa relação professor-aluno não tem uma ação dialógica de construção e reconstrução de idéias.

LOYOLA, Marcia Rocha. A importância da relação da afetividade entre professor/aluno para o desenvolvimento da educação infantil. 2004, 66f.

• GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Para Santos (2008), as interfaces educativas indicam um universo de reações interpessoais, que tencionam a profissão do educador. Entretanto, o educador deve buscar alternativas pessoais para que estas proporcionem um caminho para a autorrealização, chegando ao processo de autoconhecimento, revelando o ser humano em todas as suas ações, configurando os seus saberes e objetivos.

SANTOS, B.S.; ANTUNES D.D.; BERNARDI, J. O Docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação, Porto Alegre, 2008

Jusani (2009) assinala que pouco tem se pensado sobre o valor da afetividade na aprendizagem, destacando também a importância de uma relação saudável e confiável entre educador e educando. Segundo o autor, o ser humano é fruto da sua interação com o mundo e através destas interações se dá a formação da sua personalidade e habilidade, adquirindo e reformulando conhecimentos a partir da sua relação com o outro e com isso, desenvolvendo os seus sentimentos.

Lopes (2009) ressalta que boas interrelações promovem um ambiente mais agradável e com isso facilitam a oportunidade de um processo de ensino aprendizagem mais eficaz, manifestando-se por meio de diálogo, troca, paciência, compreensão e tolerância

JUSSANI, N. C. O. S. A importância da afetividade no processo de cognição - afetividade e cognição: Caminhos que se cruzam, 2009.

LOPES, N.A.A. Bullying – Comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria. (RJ). 2005; 81(5 supl.): S164-S172

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com