TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intercambio eletronico de dados.

Por:   •  14/3/2016  •  Exam  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

EDI

O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) é a transmissão de dados estruturados (informações) entre empresas por meio eletrônico. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.

Pode ser realizados um pedido de compras para o fornecedor; comercio eletrônico.

Entre instituições parceiros entre outros, que vai trafegar através da rede, internet, entre outros casos através de arquivos eletrônicos  em outros casos através de web service dependendo do tipo de EDI que ela está utilizando.

Os tipos de EDI mais conhecidos e utilizados são: Mercantil – referentes a compras e pedidos de venda entre o fornecedor e o cliente.

Bancos – referente à pagamento e recebimento de títulos.

Cartões – referente ao recebimento de resumos de venda ou ordem de crédito da empresa que administra o cartão que envia para o cliente dela. A administradora de cartão é uma empresa que cuida daquele cartão, por exemplo: cielo, rede car, que a empresa vai ter uma negociação com o cliente e com base nessa negociação vai enviar os arquivos de resumo de venda e ordem de crédito e depois irá enviar numa determinada data as vendas.

Conceitos Gerais

 

Tradicionalmente, no âmbito das relações comerciais, muitas das aplicações informatizadas de uma empresa geram documentos em papel que, após o trâmite burocrático interno, são encaminhados a outra empresa. Nesta outra empresa, tais documentos passam inicialmente por uma averiguação e então são digitados e introduzidos nos seus sistemas informatizados.

O uso do EDI tem como proposta automatizar estas transações comerciais e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas. Para que se consiga isto, é necessário conectar diretamente os computadores das empresas que transacionam entre si.

Mas, esta não deve ser a principal motivação que empurra as empresas no sentido de implantar o EDI em seus negócios. A busca da competitividade empresarial deve ser esta referência. A agilidade e a produtividade são os dois pilares para que uma empresa consiga ser competitiva nestes tempos de economia globalizada e recessiva.

O uso de sistemas informatizados suportando as aplicações comerciais das grandes empresas já é uma rotina.

O desafio que hoje se coloca é o de como interconectar estes sistemas tendo em vista os ambientes computacionais que os suportam, visto que, há tempos atrás, cada empresa optou por uma determinada plataforma de hardware e software, a maioria das quais não se "conversam" entre si.

Vantagens

 

Várias tecnologias de transmissão de dados são utilizadas para transporte das mensagens de EDI. Algumas empresas criaram uma infra-estrutura proprietária para troca de dados com seus fornecedores e distribuidores. Outras utilizam os serviços de infra-estrutura de VAN, com a diferença que utilizando VAN as empresas deixam de gastar com Hardware, Software, Treinamento com Mão-de-Obra, Roteadores, Antivírus, Firewall sem correr o risco de obsolência tecnológica. No Brasil, o serviço da EMBRATEL foi o pioneiro no serviço de VAN, utilizando uma rede de comunicação. Com o objetivo de redução dos custos de comunicação a nível nacional e internacional as empresas irão utilizar a Internet como meio de transporte das mensagens EDI.

Base do EDI

 

EDI é um conceito novo, mas é possível apontar as pedras fundamentais de uma solução EDI. Um método para perceber o significado dos dados, usando dicionários de dados e de segmentos e descrições dos conjuntos de transações. Se um erro de semântica é feito em Português normal, as palavras corretas são utilizadas mas o significado será errado.

Sintaxe, através dos tipos de dados e regras padronizáveis, o que permite que os itens de dados sejam empacotados em mensagens. Um erro de sintaxe em português é, por exemplo, se uma palavra é mal pronunciada ou se a estrutura da frase está incorreta.

Padrões do EDI

 

A dificuldade com a comunicação via Internet ou qualquer outra rede é que tem que haver uma estrutura previamente combinada da mensagem. O destinatário tem que conhecer a estrutura da mensagem para ser capaz de a receber e tratá-la automaticamente. Um dos problemas com a comunicação eletrônica entre diferentes sistemas computacionais reside nas diferenças existentes entre formatos de arquivos, esquemas relacionais, protocolos de troca de dados, etc., que tornam o processo de troca de dados complicado. Os grupos de desenvolvimento de padrões geralmente têm visões de alto nível do grau de colaboração e querem gastar um tempo considerável a desenvolver uma solução que sirva a todas as partes, representado na figura como a elipse do grupo de padrões no canto superior esquerdo. As empresas, por outro lado, querem uma implementação rápida e que sejam transmitidos os dados corretos.

EDI e Logística

 

O EDI, quando utilizado de forma adequada, ou seja, de forma a explorar todo o potencial que esta poderosa ferramenta pode oferecer, ela pode trazer abrangentes benefícios na realização das operações logísticas. Dentre as áreas da logística, nas quais são observados maiores benefícios proporcionados pelo EDI, destacam-se as áreas de transporte, estoque, serviço ao cliente, e finalmente sua utilização no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

EDI na atividade de Transporte

 

Conforme mencionado anteriormente, o transporte representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das empresas. Neste setor, a introdução de novos procedimentos e serviços destinados a automação e rapidez, não só na movimentação das cargas, mas também na troca de informações e documentos, são de vital importância para o gerenciamento logístico. O EDI é usado para agilizar as transações comerciais e processos burocráticos, gerando um diferencial competitivo de alto valor, uma vez que permite reduzir tempos ociosos, ou seja, tempos em que se não está transportando devido a realização de tarefas de apoio como a carga, descarga e emissão de documentos.
O funcionamento básico das empresas de transporte é baseado na coleta, transporte e entrega de mercadorias.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (298.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com