TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet Banda Larga

Pesquisas Acadêmicas: Internet Banda Larga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho discorre sobre a internet banda larga, como essa tecnologia pode melhorar ou afetar a vida dos usuários. Cada vez mais dependentes da rede mundial de computadores para acesso imediato a informação, diminuindo cada vez mais o tempo para a comunicação. A cada dia surgem novas aplicações para o uso da internet, seja ela, banda larga fixa ou móvel dependendo de qual será aplicabilidade. O crescimento do uso da informática no Brasil é um dos temas também abordados, visto que, o Brasil se encontra como um dos países que mais aumentou o número de internautas no mundo, as vantagens e desvantagens do uso da internet, a falta de controle sobre os conteúdos dispostos na Web e formas de utilização dessa nova tecnologia. Alem de tratar também de assuntos relacionados à chamada “nova classe média”.

2 DESENVOLVIMENTO

Tim Berners-Lee sonhava com uma forma mais fácil de se comunicar através dos computadores com todo o mundo e seguiu seu sonho criou em 1990 a World Wide Web, mais conhecida como WWW, ele escreveu uma proposta de gerenciamento de informações que mostrava que havia possibilidade dela ser transferida facilmente através da internet usando um hipertexto. Sua ideia era ligar o hipertexto com a internet e os computadores pessoais permitindo aos usuários navegar facilmente entre textos e paginas da Web usando links. Primeiro criou um navegador editor tornando a web um espaço criativo para compartilhar e editar as informações além de construir um hipertexto comum, chamado por ele de navegador: o nome nasceu em Maio de 1990, foi o WorldWidWeb (HOFFMANN, 2009).

Seu colaborador no projeto Robert Cailliau de acordo co Hoffmann (2009) foi o primeiro internauta através do endereço do sitio da web foi a Info.cern.ch rodado num computador Next no Cern (Centro Europeu de Pesquisas Voltados para o Estudo Nuclear) através desse site os visitantes poderiam aprender sobre os hipertextos e detalhes de como criar a sua própria pagina da web, não há copias dessa pagina apenas de 1992. Em 1991 estava em teste um navegador universal que seria capaz de rodar em qualquer computador ou terminal, projetado para trabalhar apenas digitando comandos, permitiu assim que qualquer pessoa com uma conexão a internet acessasse informações. Durante este ano surgiram outras instituições na Europa.

Apesar de a web ter começado segundo Hoffmann (2009) para ajudar os físicos a responder suas questões sobre o universo, atualmente sua utilização se aplica a muitos aspectos da comunidade global e afeta nossas vidas diariamente.

O número de pessoas que acessam a web ultrapassou 1,5 milhões no começo do mês de novembro, um crescimento de 500 milhões de novos internautas segundo Carlo (2008). Se esse ritmo mantiver-se em dois anos, as previsões de 2 bilhões até 2015 que foi deita pelas organizações que monitoram o desenvolvimento da web serão superadas.

Depois do celular a internet é a tecnologia que registrou o mais rápido aumento em toda historia da humanidade. Há uma tendência de computadores conectados a internet e a comunicação móvel via celular, essas duas tecnologias logo serão interligadas formando uma única e mega rede de comunicação. Esse crescimento vertiginoso está ocorrendo principalmente em países mais pobres como a África e a Nigéria, porem esses números é insignificante em relação aos números dos Estados Unidos e a Europa (CARLO, 2008).

O Brasil segundo a Word Stats apud Carlo (2008) aumentou em 900% os internautas em relação há oito anos. Neste mesmo período os Estados Unidos registrou uma taxa de 220% e a Inglaterra 36,2% de crescimento da população cibernética.

O avanço da digitalização esta sendo mais rápida que a previsão feita pelos especialistas, com uma transição bem mais curta do que a imaginada como mostraram os números acima. As conseqüências dessas mudanças súbitas podem em questões como: enfraquecimento do verticalismo administrativo, descentralização acelerada, relacionamentos sociais, privacidade, direitos autorais, não há como frear esse crescimento, há sim, necessidade de adaptação a esses novos tempos, com rotinas e valores afetados por essas novas tecnologias (CARLO, 2008).

2.1 BANDA LARGA FIXA NOS DOMICILIOS BRASILEIROS

Em pesquisa realizada pelo CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) a banda larga móvel apresentou um aumento de oito pontos percentuais em relação a 2010 enquanto a banda larga fixa permaneceu no mesmo patamar. Assim a banda larga móvel foi à responsável pelo crescimento da banda larga em 2010 e está em franco aumento segundo a Infomoney do dia 31/05/12.

A Infomoney do dia 31 de maio de 2012 a maioria dos usuários de internet acessam sites de relacionamentos como o Facebook, Orkut e microblogs como o Twitter, também houve aumento na procura de informações. A banda larga móvel também teve um aumento entre os entrevistados com celulares pré-pagos. De maneira geral a banda larga fixa está presente em 18% dos domicílios enquanto a banda larga móvel esta presente em 68% seguindo a tendência mundial de crescimento desse tipo de tecnologia. Porem o local mais citado de uso da internet continua sendo o domicilio.

Negroponte (1995) pontua que o lápis é individual, o computador é mais poderoso, pode conectar milhões de crianças e adultos. Essa mobilidade pode engajar a família, tornar-se parte da vida da criança e ela já cresce junto com o sistema operacional e não vai se submeter a programas fechados, pois as principais características da era digital são a descentralização, a globalização, a harmonização e o acesso a mobilidade e a capacidade de produzir mudanças. Essas são características que tornarão o futuro diferente do presente. O computador pode exercitar a criatividade, dotar construções físicas comportamentais, ensinar princípios físicos, lógicos e estratégias e ainda exige capacidade de planejamento. Seu desafio é interpretar imagens de modo semelhante a interpretação humana.

De acordo com Dizard (2000) temos agora a historia da família da mídia, escrita através de um sistema que não se limita a um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com