TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervençao Psicopedagogica

Dissertações: Intervençao Psicopedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  6.251 Palavras (26 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI

CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

MARIA CÉLIA FOLHA

BOM JESUS-PI

2014

MARIA CÉLIA FOLHA

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Artigo científico apresentado à Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, como pré-requisito para a conclusão do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Orientador: Prof. Edinado Ribeiro de Sousa

BOM JESUS-PI

2014

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Maria Célia Folha

Edinaldo Ribeiro de Sousa²

RESUMO

A psicopedagogia é a área que se ocupa na preocupação da aprendizagem, no qual o profissional dessa área é responsável pela ação de aprendizagem e ensinamento, com sua ação interventiva, e tendo um compromisso ético com a educação. Este trabalho é justificado pela dificuldade apresentada no aprendizado da maioria dos alunos das escolas públicas, buscando assim uma resolução do problema, mediando então o melhoramento e comportamento da aprendizagem dos estudantes e também dos profissionais que atuam na área de educação. Objetiva-se assim, mostrar a importância do papel do psicopedagogo nas instituições de ensino, identificando o papel do mesmo nas escolas e ainda analisar as características necessárias para a atuação e a intervenção desses profissionais nas escolas. O devido trabalho foi realizado através de pesquisas em bibliografias nas quais os autores estudaram o papel do psicopedagogo na vida e no ensino dos alunos. Como resultado foi visto que a maioria das escolas há a necessidade de um profissional especializado na área para um melhor entendimento e desenvolvimento dos mesmos. Com o intuito de alcançar os objetivos traçados buscamos nos embasar em autores como: ALMEIDA, S. F. C. (Org.). 2003; BARBOSA, LMS. 2001; BASSEDAS, Eulália, et al. 1996; BOSSA, Nádia. (1994 e 2000).BRASIL 2005; Collares, C. & Moyses, M. (1996); COELHO, 1999; MEIRA, M. (2000). O estudo apresenta-se dividido em tópicos que vem desde a introdução, breve histórico da psicopedagógica, resultados e discussões, considerações finais seguido das referências. Com o estudo aqui apresentado podemos concluir que o papel do psicopedagogo visa uma melhor compreensão no processo de aprendizagem humana e suas consequências no desenvolvimento do individuo.

Palavras-chave: Dificuldade, Escola, Papel do Psicopedagogo.

INTRODUÇÃO

O presente estudo está centrado na contribuição do psicopedagogo no contexto escolar, isto é, por meio de uma atuação diferenciada e pautada na formação do cidadão de uma forma global. Neste processo de busca e reflexão faz-se necessário uma importante indagação: Qual é o real papel do psicopedagogo no contexto escolar?

Dessa forma, refletir criticamente sobre a relevância do psicopedagogo dentro de uma instituição nos desperta para a necessidade de se buscar uma educação de qualidade e consciente de que as crianças aprendem de formas distintas e que se faz necessário um trabalho diferenciado em cada unidade escolar com os alunos que apresentam sérias dificuldades de aprendizagem ao decorrer da Educação Básica. É importante também reconhecer as mudanças que têm ocorrido nas diversas fases de desenvolvimento da criança, pois a infância e a adolescência já requerem novos olhares por parte dos educadores, psicopedagogos, psicólogos e pediatras. Diante da realidade já citada é primordial de que haja uma reflexão a respeito do processo da qualidade da educação e a contribuição de outros profissionais neste processo. Nesse sentido, é extremamente relevante um trabalho de estudo e análise que reflita sobre a função e a contribuição de um psicopedagogo no contexto escolar, ou seja, diante do desafio de se lidar com as dificuldades de aprendizagem. É importante ressaltar a psicopedagogia como complemento, que é a ciência nova que estuda o processo de aprendizagem e dificuldades, muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento (SCOZ, 1992).

Com o intuito de chegarmos a um estudo que respondesse as expectativas elegemos como objetivo geral: Mostrar a importância do papel do psicopedagogo nas instituições de ensino e objetivos específicos: Identificar o papel do psicopedagogo nas escolas; Analisar as características necessárias para a atuação e a intervenção desses profissionais nas escolas.

1 O PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: O SEU PAPEL NO PLANEJAMENTO ESCOLAR

O papel da Psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. Neste momento, devemos ter cuidado para que a reunião não se resuma à execução de situações ditas pedagógicas e pautadas na mera reprodução de encontros anteriores. É importante que fique claro que, ao avaliar, o professor não deve prestar atenção somente no aluno e sim na aprendizagem. Para isso, ele não precisa necessariamente fazer uso de testes e provas. Mas das atividades de sala de aula como: trabalhos em grupo, exercícios, projetos e a observação do professor, podem revelar muito sobre a aprendizagem dos educandos, que as simples provas ou testes.

O conceito de planejamento é algo bem amplo que pode ser compreendido de várias formas sendo que também pode ser compreendido como o define Vasconcellos (2000, p. 79): O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com