TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Administração

Artigo: Introdução A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

Perguntas página 160

1) O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?

R= Planejamento é a função da comissão responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Porque ele proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o auto conhecimento organizacional e fornece consistência.

As principais críticas são: não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico; o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional , a criatividade, a inovação e a ousadia.

2) Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

R= Objetivos são resultados, propósitos, intenções, ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar o objetivo. Planos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais.

3) Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não

ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?

R= As características são: específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis. Os objetivos que tem missão e visão desempenham uma função importante no processo de planejamento já que por meio de sua especificação que os membros organizacionais conseguem ter um senso de direção e conseguirem os objetivos desejáveis.

4) Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar com a implementação?

R= Diagnostico da situação atual, Análise estratégica, Formulação estratégica, implementação estratégica, controle estratégico. Mais importante é a implementação estratégica. Não.

5) Qual é o propósito da análise SWOT? Elabore a análise SWOT de uma empresa

brasileira que conheça.

R= É uma ferramenta gerencial para estudar, de forma integrada, o processo de análise estratégica depois de identificar as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e fracos da organização.

Análise SWOT Empresa: Natura Uma das empresas mais admiradas do Brasil, a Natura é líder no mercado nacional de cosméticos, fragrância e higiene pessoal e a marca está entre as mais valorizadas do país. Atualmente conta com cerca de 900 produtos no portfólio nas categorias maquiagem, perfumaria, proteção solar, cuidados com o rosto, corpo e cabelos, entre outras.

Forças a) Sólida geração de fluxo de caixa livre e solidez financeira; b) Política agressiva e bem definida de dividendos; c) Baixo nível de intensidade de capital para investimento em infra-estrutura; d) Estar listada no novo mercado garante altos padrões de governança corporativa, trazendo mais confiança aos investidores e ao mercado; e) Sistema de distribuição bem estruturado e em crescimento. A rede de venda direta é a segunda maior do Brasil; f) Logística eficiente, que permite receber pedidos a qualquer hora do dia pela Internet e atender a 98% deles dentro das 24 horas seguintes do seu recebimento; g) Forte marca, com nome conhecido e admirado no mercado, imagem associada à responsabilidade social, ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de seus produtos; h) Foco na inovação de produtos com altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento; Fraquezas a) Necessidade contínua de investimentos em marketing, pesquisa e desenvolvimento para atrair e reter os consumidores; b) Total dependência dos representantes de vendas diretas; c) Dependência do mercado brasileiro, pois 97,5% da sua receita bruta vêm deste mercado; d) Os produtos da companhia são mais caros que a média dos equivalentes nacionais; e) A penetração em regiões remotas aumenta os custos de logística; Oportunidades f) Expansão nos mercados brasileiro e internacional;

6) Quais são as diferentes opções estratégicas de nível corporativo? Dê exemplos.

R= Estratégias de crescimento – é a caracterizada pelo aumento do nível de operações da organização e pode ser promovida interna ou externamente;

Estratégia de estabilidade – é dotada por empresas que buscam manter o mesmo tamanho ou crescer de forma controlada, sendo caracterizada pela ausência de mudanças significativas;

Estratégia de retração – é caracterizada pela redução do nível de operações de uma organização e ocorre quando a empresa passa por um período de dificuldade.

7) O que é a matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa? Quais são as diferenças e semelhanças entre a matriz BCG e a matriz GE/Mckinsey?

R= É um modelo de organização que tem como objetivo auxiliar a administração de uma carteira de diferentes negócios por meio da gestão de seus fluxos financeiros. Ela se apóia concentrando-se em duas dimensões de uma unidade de negócio: Participação relativa no mercado e na taxa de crescimento do mercado.

A matriz GE/Mckinsey é um modelo de análise do portfólio corporativo mais sofisticado que a matriz BCG, nela há subjetividade da ponderação e da avaliação das variáveis e o caráter demasiado vago das recomendações estratégicas.

8) Descreva o modelo das cinco forças competitivas de poder e analise a atratividade de

uma indústria que conheça bem.

R= É um modelo para apoiar a formulação das estratégias de negócio, segundo o qual a atratividade de uma indústria depende de cinco forças competitivas: ameaça de novas entrantes, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes e rivalidade entre concorrentes estabelecidos.

9) Quais são as diferentes estratégicas competitivas que uma organização pode adotar? Dê

Exemplos.

R=A combinação entre os dois tipos básicos de vantagem competitiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com