TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Administração

Artigos Científicos: Introdução A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  2.837 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

CONTROLE

Controle é o processo de garantir que as atividades realizadas se igualem as atividades planejadas.

A importância do controle é verificar se o planejamento e as ordens dadas estão sendo realizadas e assinalar as faltas e os erros cometidos, assim como reparar as faltas e os erros e não permitir a sua repetição.

FUNDAMENTOS DE CONTROLE

• Determinar parâmetros e padrões de mensuração;

• Manter as atividades dentro desses padrões;

• Fazer ações corretivas, quando necessário.

Ou seja, responsável por detectarpossíveis desvios e corrigi-los em tempo hábil, assim evitando um impacto maior na organização.

Conceito de Controle

É uma ferramenta que ajuda os administradores a monitorar a eficácia de seu planejamento,de sua organização e de sua liderança,e que ajuda a tomar atituddes corretivas quando necessário.

Importância do Controle

O controle é a forma que as organizações encontraram para lidar com a incerteza e a dinâmica natural do contexto em que estão inseridas. Tendo como função manter o sistema organizacional dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido.

Portanto, garante a normalidade do sistema, identificando todo e qualquer desvio e permitindo sua rápida e efetiva correção.

É bom frisar-mos que, sua importância reside na capacidade de garantir que o ciclo administrativo se complete, sem que haja o controle todas as outras funções da administração perdem sua razão de existir.

Orientação do Controle

Apesar da necessidade de controlar suas atividades, não significa que as organizações tenham sistemas de controle idênticos e muito menos que fazem uso exclusico de uma única orientação de controle.

São estas:

Controle de Mercado - Consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e contrololar as atividades e os resultados da organização.

Controle Burocrático - Assegurado mediante autoridade e responsabilidade hierárquicas, fazendo uso de mecanismos administrativos e burocráticos, como regras, normas, padrões e orçamentos para influenciar e avaliar o desempenho.

Controle de Clã - Confia na cultura incorporada e nos relacionamentos informais para regular o comportamento do empregado e facilitar o alcance dos objetivos organizacionais. Através de valores, normas, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional.

Controle por Nível Organizacional

A organização se divide nos níveis estratégicos, tático e operacional, e para cada um desses níveis, existem atividades e processos que devem ser monitorados e avaliados.

Controle estratégico procura monitorar o desemprenho da organização como um todo, bem como acompanhar as tendências do ambiente externo fazendo os ajustes necessários na estratégia da organização para que ela alcance sua missão e visao corporativa.

Controle tático possibilita que os gerentes tomem decisões específicas, visando resolver problemas em suas áreas de atuação, como volume de vendas, participação no mercado e resultados de uma campanha publicitária entre outras variáveis.

Controle operacional utiliza mecanismos ainda mais específicos, focalizando atividades operacionais, na maioria das vezes, de produção ou de acompanhamento. Exemplos são a mensuração de produtos não aprovados nos testes de qualidade, o nível de devoluções e de reclamação dos clientes e o tempo de realização de um pedido.

TIPOS DE CONTROLE

O controle organizacional pode ser efetuado em diferentes momentos: antes que atividade comece, durante e depois que termina.

Existem três tipos de controle: Controle Preventivo, Controle Simultâneo e Posterior.

Controles Preventivos:

É o conjunto de mecanismos e procedimentos utilizados para analisar a antecipação dos problemas que poderão ocorrer garantir recursos e condições necessárias á execução de atividades de forma a evitar problemas durante o desempenho e sua conformidade com os planos, programas e orçamentos.

Estes controles garantem que antes de uma ação começar, tenha sido feito o orçamento de Recursos Humanos, de Materiais e Recursos Financeiros que serão necessários. Os orçamentos financeiros são o tipo mais comum de controle preventivo. A programação é outro importante tipo de controle preventivo, pois estas atividades preliminares também exigem que uma considerável quantidade de tempo seja investida. Os administradores de cada empresa são responsáveis de assegurar que o controle preventivo esteja integrado nos sistemas administrativos e financeiros, e seja realizado pelo pessoal interno responsável pela realização desse trabalho.

O controle preventivo é orientado para o futuro, com objetivo de evitar problemas e é o tipo de controle mais difícil de implementar, pois precisa de informações que nem sempre estão disponíveis.

Os Controles Simultâneos

Consiste no monitoramento constante das atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos , corrigindo os problemas à medida que vão ocorrendo, é considerado um mecanismo de controle reativo, pois aguarda um problema para depois corrigi-lo.

O mais conhecido desse tipo de controle é a supervisão é direta e os controles estatísticos. Assim, um supervisor observa as atividades e o desempenho dos trabalhadores, para garantir que eles estejam executando suas tarefas de forma eficaz e poder corrigir sempre que cometer erro.

Taylor era entusiasta desse tipo de controle, hoje sistemas de controle identificam desvios em tempo real, avisando ao responsável sobre a ocorrência, este é o caso do sistema toyotista de produção um modelo pós-taylorista, no qual o supervisor de primeira linha é substituído pela automatização e pelo os sistemas de computadores. Os programas de qualidade total dependem de mecanismos de controle simultâneo para monitorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com