TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Da Metodologia Da Pedagogia

Monografias: Introdução Da Metodologia Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia

Segundo a autora o caso da pesquisa como instrumento da prática pedagógica nos leva a uma antiga questão que diz a respeito a uma antiga questão que diz a respeito a teoria- patica “ a teoria na prática é outra”.O que nos leva a descobrir dois tipos de profissionais o pesquisador defendendo a teoria e o professor que exalta a prática, e entre acirrada disputa estão o alunoe a sala de aula. Esse duelo pela supremacia leva a propostas com intuito de reformular os cursos de formação do educador que apontam a didatica e os estagios como mentor da prática pedagógica. Há também outra dificuldade em relação á dupla teoria e prática que e a linguagem pedagógica, uma usada para a teoria e consequentemente outra para a prática.

As pesquisas são bons intrumentos que dão condições para um re-pensar de outras práticas são essas práticas que admitem o surgimento de interpretações e caminhos novos teoricamente algumas pesquisas trazem a possibilidade de novas buscas para a problemática da prática pedagógica.

A realidade pedagógica é excessivamente ampla e complexa, daí a necessidade de um repensar da mesma em outras direções diferentes das já conhecidas. È necessário que se faça acontecer na educação novas leituras teoricas e novos enfoques metodologicos, para que se torne possivel enfrentar o desafio de pesquisar o cotidiano escolar que é amplo e complexo a questão do cotidiano escolar tem feito nascer nos pesquisadores muitas indagações, entre elas podem se destacar a problematica do professor / pesquisador e o pesquisar a própria prática

Vale considerar que muita coisa deste cotidiano da sala de aula, de uma escola ou mesmo um organismo administrativo tem escapado, por não ser devidamente registrando e muita experiência bem sucedidas deixam de ser compartilhadas, gerando um grande desconhecimento daqueles que exercem a prática pedagógica, e seus projetos de trabalho e ensino acabam sempre tendo que partir do zero desnecessariamente.

A tradição do educador/ Pesquisador é ainda muito nova, pois os cientistas sociais e psicólogos eram os que dedicavam a pesquisar o fenômeno Educativo, e o educador passava a ser o objeto das pesquisas. A falta de uma linguagem especificamente pedagogica e a formação em pesquisas contribuia par o isolamento da sala de aula e sendo acentuado pelo desprestigioda carreira e a falta de tempo para reflexão e estudo.

A tradição em pesquisas não se consegue de imediato e a comunidade academica pedagógica não discordão em desenvolver um projeto de pesquisa requer persistência e superação de muitos obtáculos. A nobreza do exercicio de sala de aula continua de pé e juntando-se a habilidade adquirida no pesquisar, passa a transformar e redimencionar a pratica de dentro da sala de aula e a contagiar todos que nela se encontram inseridos. Os que tem a intenção de fazer Pós- Graduação em Educação já trazem com sigo o perfil de um pesquisador e carregam na bagagem as dúvidas de seus cotidianos que foram acumuladas ao longo de sua carreira. Motivado por essas dúvidas, os educadores ao iniciar seu trabalho de pesquisa encontram um desafio maior : grande parte deles desejam pesquisar a própria prática, a tarefa é árdua, porém possivel. Num primeiro momento sente-se dividido entre o medo e o desejo de pesquisar a própria ação, e esse medo é expresso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com