TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da pedagogia

Por:   •  14/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

Metodologia

O artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil: Ceinfs e Pré-escolas, utilizando o brincar como ferramentas pedagógicas. Sempre frisando que o professor é o mediador desse conhecimento, por meio desses métodos o professor obterá informações importantíssimas sobre os seus alunos e bons resultados surgiram, além de estimulá-los na autonomia, criatividade, raciocínio lógico, capacidade e imaginação.

Como o brincar, jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam no processo de aprendizagem?

Segundo a professora Wânia do Ceinf Lafayete:

O brincar na educação infantil se constitui como uma linguagem eficaz para o processo de ensino-aprendizagem, pois é um aliado com jogos, brincadeiras, movimento e dirigida.

Segundo a coordenadora Ângela do colégio Tic-Tac:         

Através da brincadeira a criança consegue interagir, saber respeitar regras e até mesmo internalizar e memorizar diferentes formas de aprendizagem tanto matemática quanto a linguagem.

OLIVEIRA, (2007):

Com a brincadeira a criança desenvolve a sua própria identidade, sua capacidade psicológica e psicomotora, projetando-se para o futuro por meio da imaginação. Portanto, as brincadeiras ajudam a criança a ampliar a socialização, a fazer novas amizades e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, além de desenvolver a criatividade e desenvolver suas potencialidades.

0 brinquedo é a essência da infância e permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento da criança. Ela estabelece com o brinquedo uma relação natural e consegue extravasar suas angústias e entusiasmos, suas alegrias e tristezas, suas agressividades e passividades.

O jogo, a brincadeira e o brinquedo proporcionam mecanismo para desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem. Nessa  perspectiva, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos vêm contribuir significativamente para o importante desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas da criança.

É possível a criança aprender e brincar ao mesmo tempo.

Wânia afirma: Sim, pois a criança é muito criativa e inovadora capaz de transformar métodos ultrapassados de aprendizagem em brinquedos e brincadeiras responsáveis para a construção de seu conhecimento.

Quais são os benefícios que o brincar proporciona para o ensino-aprendizagem da criança.

A criança se torna menos dependente da sua percepção e da situação que a afeta de imediato, passando a dirigir seu comportamento também por meio do significado dessa situação, Vygotsky (1998) relata que  ´´ No brinquedo, no entanto, os objetos perdem sua força determinadora. A criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação àquilo que vê. ´´ No brincar, a criança consegue separar pensamento, ou seja, significado de uma palavra de objetos, e a ação surge das ideias e não das coisas.

Brincando, a criança exercita suas potencialidades e se desenvolve, pois há todo um desafio, contido nas situações lúdicas, que provoca o pensamento e leva as crianças a alcançarem níveis de desenvolvimento que só às ações por motivações essências conseguem. Elas passam a agir e esforça-se sem sentir cansaço, não ficam estressadas porque estão livres de cobranças, avançam, ousam, descobrem, realizam com alegria, sentindo-se mais capazes e, portanto, mais confiantes em si mesmas e dispostas a aprender.

De acordo com Vygotsky (1998), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na reprodução de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos. Tal concepção se afasta da visão predominante da brincadeira como atividade restrita à assimilação de códigos e papéis sociais e culturais, cuja função principal seria facilitar o processo de socialização da criança e a sua integração á sociedade. Vygotsky deixa claro que o tema brincar na educação infantil tem sua origem naquilo que á criança vive no seu dia a dia, nas relações com seus pares e principalmente, nas relações com adultos. É uma situação imaginária, um faz de conta criada pela criança, mas que só pode ser criada por ela graças ao material abstraído nas interações.

Com isso, é possível entender que brincar auxilia a criança no processo de aprendizagem. Ele vai proporcionar situações imaginárias em que ocorrerá no desenvolvimento cognitivo, facilitando a interação com pessoas as quais contribuirão para um acréscimo de conhecimento.

Como o lúdico pode influenciar no processo de desenvolvimento da criança, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras dentro do Centro de Educação Infantil?

O lúdico pode influenciar no desenvolvimento da criança proporcionando situações imaginárias, imitações, ainda propiciando à criança o desenvolvimento da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

Inúmeros, dentre eles: construção da identidade, autonomia, melhor desempenho cognitivo, emocional, social e interpessoal.

Todos os benefícios de aprendizagem de forma global. Dão limites, a criança aprende a dividir espaços e brinquedo, respeitar a sua vez entre outros.

Oliveira (2000):

O ato de brincar, como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma afetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início á atividade em si.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras são ferramentas que proporcionam experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Os brinquedos e brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. E o jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. É jogando que a criança aprende a respeitar regras, limites, esperar a vez e aceitar resultados.

Segundo Adamus, Batista e Zamberlan (apud Costa 2006), os jogos, brinquedos e brincadeiras na infância são atividades essenciais para instigar a curiosidade, a autonomia e a iniciativa da criança, com isso desenvolver a linguagem, o aprendizado, o pensamento, além da atenção e concentração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com