TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Metodologia científica

Tese: Pedagogia Metodologia científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Tese  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (254548)

Metodologia Científica (FIL13)

QUESTÃO:

1. Na hora de fazer o seu paper, é de suma importância uma pesquisa bibliográfica para obter informações sobre o tema de interesse e assim fundamentar o texto escrito. Sem essas fontes diversas não é possível tornar científico o seu trabalho, nem mesmo construir conhecimento e reflexão. Assim, descreva duas características de uma pequisa bibliográfica e suas fontes diversificadas.

RESPOSTA ESPERADA:

- A consulta bibliográfica é a busca de livros e artigos científicos para a sustentação das ideias do trabalho.

- A consulta bibliográfica pode ser originada de artigos, livros, mídias eletrônicas e sites.

- Serve para aprofundar a leitura, melhorar a argumentação e reflexão sobre o tema pesquisado.

- A biblioteca e a internet são os locais que concentram as fontes de informação, onde o acadêmico pode pesquisar, selecionar e classificar os autores e conteúdos da pesquisa.

- Tanto para a biblioteca quanto para as fontes virtuais, é necessária dedicação e orientação para o melhor aproveitamento da pesquisa do acadêmico.

QUESTÃO:

2. Pense no momento de fazer um trabalho, como o paper. Se ao pesquisar você explorar a evolução no tempo do que está sendo pesquisado, então o seu método é histórico. Com base no conteúdo de Método Científico, apresente duas características do Método Histórico.

RESPOSTA ESPERADA:

- Este método leva em conta o passado e a origem das coisas.

- Resgata as raízes daquilo que se pretende pesquisar, como, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes.

- O método histórico busca esclarecer a influência na realidade dos fatores políticos, econômicos e sociais.

QUESTÃO:

3. A modalidade educacional de Educação a Distância é apresentada em três gerações históricas, iniciando com os cursos por correspondência, seguindo com as novas mídias até a terceira geração, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Desse modo, descreva as três fases da história da Educação a Distância.

RESPOSTA ESPERADA:

- Primeira geração: cursos por correspondência, uso de materiais impressos, melhoria dos materiais de impressão, desenvolvimento dos meios de transporte. Oportuniza que o estudante faça a sua própria história e caminhada.

- Segunda geração: desenvolvimento de novas mídias, televisão, rádio e telefone; desenvolvimento do lema: tecnologia a serviço da educação. Tem influência da criação das primeiras universidades abertas. Em 1990, Estado e iniciativa privada passaram a se interessar pela EAD.

- Terceira geração: uso do ambiente virtual de aprendizagem, ascensão da informática e da internet; avanço das telecomunicações a partir da década de 90. As gerações não excluem as anteriores, e sim se somam no processo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com