TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução as Ciências Socioambientais

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH

Graduação em Ciências Socioambientais

Disciplina: Introdução as Ciências Socioambientais | UNI033 TSA | 2015/01

Prof.ª: Paloma Porto

Aluno: Jorge Maciel

Resenha: Narradores de Javé

NARRADORES de Javé. Direção: Eliane Caffé. Produção: Bananeira Filmes. Co-produção: Gullane Filmes; Laterit Productions; Prefeitura da Cidade Rio – Secretaria das Culturas; Rio Filme S/A. Intérpretes: José Dumont; Matheus Nachetergaele; Altair Lima; Nelson Xavier; Rui Rezende; Nelson Dantas; Maurício Tizumba; Luci Pereira; Gero Camilo; Débora Macedo; Mário César Camargo; Alessandro Azevedo; Orlando Vieira; Rogério Avanzi; Edmilson Barros; Iami Rebouças; Leonardo Gomes Viana; Márcio Gomes Viana; Maria Alexandrina da Silva. Produção Executiva: Caio Gullane; Fabiano Gullane; Vânia Catani. Direção de fotografia: Hugo Kovensky (ABC). Roteiro: Eliane Caffé; Luís Alberto Abreu. Música: DJ Dolores. Rio de Janeiro: VídeoFilmes, 2003. 1 DVD (102min.), color.

Eliane Caffé é a diretora de Narradores de Javé, que por sua vez é o segundo filme de longa metragem da cineasta. Brasileira, formada em psicologia, e cursada em Cinema, (Cuba; Espanha), Eliane começou nesse ramo em 1987, quando fez o curta-metragem O Nariz, o qual é uma adaptação de texto de Luiz Fernando Veríssimo. Em 1990 e diante, a cineasta deu continuidade a sua carreira dirigindo os curtas-metragens Arabesco em 1990, e Caligrama em 1995, os quais foram ganhadores de prêmios nos festivais de Brasília e Gramado, respectivamente.

Em 1999, a cineasta estréia com filme de longa-metragem com o filme Kenoma, o qual, também, foi ganhador de vários prêmios em festivais, como: Biarritz, Brasília e Miami. Mais tarde, em 2003, ela realiza o filme Narradores de Javé, que é o seu segundo longa, que também recebeu vários prêmios em vários festivais: Recife, Rio de Janeiro, Bruxelas e Suíça. Em 2010, Eliane confirma o seu talento, criando o seu terceiro longa-metragem O Sol do Meio-Dia, o qual é a confirmação de todo o seu talento, tanto para curta, quanto para longas-metragens. (http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/site/mulheres/visualiza/433/Eliane-Caffe/4.)

Narradores de Javé é uma obra brasileira que conta com a participação de José Dumont, Matheus Nachtergaele, Nélson Dantas, Rui Resende, Gero Camilo, Luci Pereira, Nelson Xavier, Altair Lima, Alessandro Azevedo, Henrique Lisboa, Maurício Tizumba, Orlando Vieira e Roger Avanzi como atores principais. Foi uma obra ganhadora, como já foi dito, de vários prêmios: No Cine PE- Festival do Audiovisual ganhou nas categorias de melhor direção, filme, montagem, ator (José Dumont), ator coadjuvante (Gero Camilo), edição de som e atriz coadjuvante (Luci Pereira). Também recebeu o prêmio da Crítica e o prêmio Gilberto Freyre; No Festival do Rio ganhou na categoria de melhor ator, novamente com José Dumont; No Festival da Suíça (Internacional de Friburgo 2003) recebeu o prêmio da Crítica; No 30 º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas ganhou como melhor filme independente e melhor roteiro; No Vll Festival Internacional de Cinema de Punta Del Leste em 2004 venceu na categoria de melhor filme; e no 5º Festival de Cinema das 3 Ameriques no Canadá ganhou na categoria de melhor filme de ficção.

Essa obra reúne muitos elementos interessantes, o qual enriquece qualquer debate e conversa que o envolva, o que fica evidenciado pela quantidade de prêmios recebidos. Javé, uma cidade fictícia, é onde se desenrola a história, o qual será inundado para a construção de uma hidrelétrica, porém, tentando mudar esse destino, seus habitantes resolvem escrever sua história para, quem sabe, transformar o povoado em patrimônio histórico a ser preservado, evitando assim a sua inundação. Em contrapartida, Javé tem um único habitante adulto alfabetizado, Biá, e ele será o responsável de resgatar e transmitir essa história para o papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (327.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com