TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Administração

Ensaios: Introdução à Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução à Administração: As empresas e o conceito de administração

A administração é a forma de definir e coordenar como as coisas são feitas nas organizações. Sem está ciência o mundo moderno jamais seria o que é hoje.

Administrar significa liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (tecnologia, econômico, financeiros, humanos, entre outros) visando a otimização da aplicação desses recursos para as organizações alcançarem seus objetivos.

O administrador é uma peça fundamental para qualquer tipo de organização, seu papel é diferente por lidar com divisões mais e menos complexas.

3 níveis organizacionais

Nível Estratégico ou Institucional: O nível estratégico de uma organização corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo presidente e/ou diretores. Nesse nível o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa.

Nível Tático ou Intermediário: O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, recursos humanos, logísticas, marketing, entre outros, atuando para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver suas atividades com qualidade. O nível gerencial deve atuar como um articulador para assegurar alinhamento entre todos os níveis.

Nível Operacional ou Técnico: O nível operacional representa o “chão da fábrica”. É o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

As empresas devem ter:

Missão: significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe.

Visão: é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indicam quais são os objetivos a serem alcançados nos próximos anos.

Valores: são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual.

Atividades fins e meios

Atividades fins: são aquelas vinculadas diretamente a missão da empresa. Por exemplo, em uma loja de eletrodomésticos as atividades do departamento comercial podem ser classificadas como finalísticas por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização.

Atividades meios: são aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades comerciais, conforme o exemplo citado.

Processos administrativos

Planejamento: diz respeito às implicações das decisões tomadas hoje para um futuro próximo.

Organização: compreende, em visão hierárquica, as decisões acerca da distribuição do poder em autoridade, tarefas, responsabilidades e prestação de contas junto às pessoas que estão na empresa desenvolvendo atividades. A organização também expressa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com