TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

‘Início Da Vida Sexual Na Adolescência E Relações De gênero: Um Estudo Transversal Em São Paulo, Brazil, 2002'.

Trabalho Universitário: ‘Início Da Vida Sexual Na Adolescência E Relações De gênero: Um Estudo Transversal Em São Paulo, Brazil, 2002'.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 4

A primeira relação sexual é considerada um marco na vida reprodutiva de qualquer indivíduo e tem ocorrido cada vez mais precocemente.

Melo & Yazaki também constataram uma antecipação do inicio da vida sexual, especialmente no grupo de mulheres de 15 a 19 anos. Em 1986, apenas 8,7% destas jovens referiram ter tido relação sexual antes dos 15 anos de idade. Analisando os dados de 1996, foi verificado que este índice aumentou para 226%.

As questões de gênero têm se mostrado importantes na condução das escolhas reprodutivas de adolescentes, particularmente o momento da primeira relação sexual e o primeiro parceiro sexual. Na maioria das vezes, a iniciação sexual de jovens do sexo masculino ocorre mais precocemente que a de jovens do sexo feminino. No Brasil, a mediana da idade da primeira relação sexual foi de 19,5 anos para as mulheres e 16,7 anos para os homens em 1996.

Em 1998, 46,7% dos adolescentes do sexo masculino já haviam iniciado sua vida sexual antes dos 14 anos de idade, ao passo que a proporção de adolescentes do sexo feminino foi de 32,3%. Pirotta, ao estudar uma amostra representativa dos estudantes de graduação matriculados em uma universidade estadual paulista, encontrou uma mediana da idade da primeira relação sexual de 17 aos no grupo masculino e 18 anos no grupo feminino.

Torna-se necessário, então, aprofundar o conhecimento sobre as primeiras práticas sexuais de adolescentes e o encadeamento advindo do contexto escolhido para a iniciação da vida sexual de homens e mulheres jovens. Para tanto, o propósito deste estudo foi identificar as diferenças de gênero presentes no inicio da vida sexual de adolescentes de 15 a 19 anos de idade, inscritos em uma unidade básica de saúde da família do Município de São Paulo.

Foram então entrevistados 406 jovens entre 15 e 19 anos de idade, 222 (54,7%) eram do sexo feminino e 184 (45,3%) do sexo masculino, em seus próprios domicílios, por meio de um formulário.

A primeira relação sexual ocorreu em média aos 15,13 anos deidade. Não foi observada diferença estatisticamente significativa entre a idade média e inicio da vida sexual entre homens e mulheres (14,94 e 15,29 anos respectivamente). Os adolescentes de ambos os sexos iniciaram sua vida sexual com parceiros (as) mais velhos (as), porém cabe ressaltar que a diferença de idade entre o adolescente e seu primeiro parceiro foi bem maior entre as mulheres do que os homens.

As mulheres relataram ter iniciado sua vida sexual predominantemente com pessoas que já tinham um relacionamento afetivo-amoroso estável, como em um namoro (79,1%). Por outro lado, os homens iniciaram sua vida sexual em relações de amizade (47,7%), com pessoas recém-conhecidas (15,1%). A primeira relação sexual com um (a) namorado (a) ocorreu com 32,6% dos homens.

Dentro deste contexto, foi observada uma diferença estatisticamente significativa entre homens e mulheres em relação ao tipo de relacionamento com o (a) primeiro (a) parceiro (a). Considerando o namoro o relacionamento afetivo-amoroso estável mais esperado e frequente da adolescência, pode-se dizer que 86,2% das mulheres iniciaram sua vida sexual em um relacionamento estável (compreendendo também o noivado), ao passo que apenas 32,6% dos homens o fizeram. Alguns adolescentes não mantiveram qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com