TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convivendo com a diferença o impacto da soro discordância na vida afetivo sexual de portadores hiv/aids

Por:   •  18/3/2017  •  Artigo  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 11

Título: convivendo com a diferença o impacto da soro discordância na vida afetivo sexual de portadores hiv/aids

Autores: Renata Karina, Elucir gir

Editora ver esc. Enferm.usp-2010

Resumo

O presente artigo vem por meio relatar as dificuldades que pacientes soro positivos passam, quando são diagnosticados com a doença numa relação de soro discordância. Apesar dos avanços tecnológicos para possibilitar uma melhora na vida dos pacientes eles ainda enfrentam diversos desafios quando se refere a aspectos psicossociais, como o preconceito e as práticas sexuais. Muitos reduzem sua libido e as atividades com medo de contaminar o parceiro até chegarem a abstinência. Devemos compreender as necessidades desses casais e orienta-lo no mérito afetivo sexual

Título: desejo ter filhos o planejamento família entre casais soro discordantes ao HIV

Autores: Renata Karina reis, Lis aparecida e Elucir gir

Editora: cienc cuid saúde -2013

Resumo

O estudo descritivo vem por meio apresentar questões relacionadas ao desejo da maternidade paternidade das pessoas convivem com HIV, visando a prevenção, infecção e a reinfecção. Tendo seu foco no ato sexual sendo que o homem muitas vezes influencia no método a ser escolhido. Outra ênfase que nos mostra e o desejo que casais soro discordantes tem de terem um filho consequências que gerariam ao casal, sempre abordando a prevenção e profilaxia ao se engravidar.

Título: a invisibilidade do soro discordância na atenção as pessoas com         HIV        

Autores: Ângela machado da silva e kenneth Rochel de Camargo júnior

Editora: ciência & saúde coletiva-2011(UERJ)

Resumo

O artigo vem por meio relatar a humanização a pacientes recém diagnosticados, relatando a falta de preparo dos profissionais da saúde quando irão atender e comunicar ao mesmo que é portador do vírus, pois a dificuldade de se abordar esse tem e que na nossa sociedade esse preceito ainda e considerado um tabu em nossa sociedade, relata também os medos e conflitos que pacientes sofrem o uso da antireetroterapia e a adesão ao medicamento trazendo estratégias dirigidas a casais soro discordantes

Título: Dificuldades encontradas pelos parceiros soro discordantes ao HIV na manutenção do sexo seguro.

Autores: Renata Karina Reis e Elucir Gir

Editora : Rev Latino-am Enfermagem 2005 Janeiro-fevereiro

Resumo

Este texto nos fala sobre as dificuldades que os casais passam tanto heterossexuais como homossexuais em que seus parceiros apresentam soro positividade (AIDS), nas questões do uso da camisinha para assim ter uma relação segura. O texto nos diz que hoje temos uma eficácia muito boa nas medicações para o tratamento do HIV essas medicações, tomadas corretamente, proporcionam mais tempo de vida ao paciente. Outra dificuldade que o texto nos mostra é quanto ao chamado soro discordante  é aquele que não tem o vírus HIV, mas cuja o parceiro(a)  apresenta o mesmo, agora temos a dificuldade que o texto nos apresenta quanto a questão psicológica e do fato de que ; “ Será que a camisinha é segura e vai ser eficaz na prevenção do vírus HIV” , essas  questões e perguntas foram respondidas, depois de terem feito pesquisas com base na referência teórica de Ayres, França Jr e Calazans, em um Hospital, quando os pacientes iam ao médico ou passar com a enfermagem, fazia se as perguntas para  cada um, individualmente e constatou se que a principal dificuldade é quanto ao uso do preservativo, tanto masculino quanto feminino, ambos apresentavam dificuldade no uso pois diziam que seu parceiro(a), na maioria das vezes não aprovam o uso, mas foi destacado pelos profissionais que o uso do condom é de extrema importância, pois a maior prevenção de DST  é o uso da mesma, só desta forma tem uma real prevenção e disseminação da doença que ate o momento não tem cura, mas tem um tratamento que se continuo e feito corretamente, com o uso das medicações diárias, prolonga a vida do usuário e também diminui o risco da contaminação. Assim podemos ver que é necessário entender as questões psicológicas do soro discordante, pois não há uma real importância para as preocupações que o mesmo tem, por isso é de suma importância trazer o soro discordante para as consultas junto ao soropositivo, assim ele poderá fazer as perguntas que os fazem temer e tendo essa postura o casal terá uma vida normal.

Título: Uso do condom feminino por mulheres infectadas pelo HIV

Autores: Jarbas Magalhães, Andréa da Silveira Rossi, e Eliana Amaral

Editora: RBGO - v. 25, nº 6, 2003

Resumo

O texto nos mostra que foram realizadas pesquisas no (CAISM/UNICAMP) nas mulheres com HIV positivo que usavam camisinha na relação sexual, a pesquisa nos mostrou que muitas relatavam o não uso do preservativo, por diversos motivos umas relatavam por não se acostumar, outras pela desaprovação do parceiro. O uso do preservativo feminino se torna mais eficaz junto ao uso do preservativo masculino, mas diversos homens não aprovam o uso do seus próprio preservativo, ainda mais com o uso do preservativo feminino, assim dificulta o trabalho de médicos e enfermeiros na diminuição da erradicação das DST, os casais não se conscientizam quanto ao uso do preservativo, eles relatam que não sentem o mesmo prazer, sendo comprovado que não é um fato verídico, sendo assim precisamos quebrar esse paradigma, para diminuir os índices de contaminação. A pesquisa também teve o intuito de mostrar que só o uso do preservativo que traz segurança quanto a transmissão da DST e quanto ao risco da gravidez indesejada.

Título: Silêncios e segredos: aspectos não falados da conjugalidade face à soro discordância para o HIV/AIDS

Autor: Ivia Maksud

Editora: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(6):1196-1204, jun, 2012

Resumo

Este texto nos fala sobre casais heterossexuais como homossexuais enfrentam quando descobrem ou mesmo, já sabendo desde o início da relação, relata ter HIV, o texto nos relata quanto a união do casal, pois e necessário estarem fortes e o soro discordante precisa dar um apoio muito grande ao seu parceiro(a), pois eles iram ter que enfrentar preconceitos de familiares, amigos e da sociedade, o preconceito existe e não e fácil lidar com eles, então se o soro positivo ter alguém do seu lado que o ajude, vai se tornar mais fácil lidar com as dificuldades. Muitos cônjuges do soro discordante não comentam nada com seus familiares, por terem medo de qual será a reação dos mesmos, a ajuda emocional, psicológica e dependendo do caso até financeira é de suma importância, pois não é fácil o que o soro positivo enfrenta no seu cotidiano, as reações medicamentosas, os efeitos colaterais são diversos e difíceis de serem lidados no início do tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (302.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com