TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Irradiação De Alimentos

Ensaios: Irradiação De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de fontes utilizadas

Na irradiação de alimentos são aplicados, basicamente, por cinco tipos diferentes de radiação, sendo eles: raios alfa, beta, gama, raios-X e nêutrons. A diferença entre essas radiações está no grau de penetrabilidade, os raios alfa e beta são menos penetrantes, enquanto os raios gama e raios-X têm uma vasta capacidade de penetração. Esses últimos são os mais aplicados na irradiação de alimentos, que possuem as mesmas características e produzem os mesmos resultados no processo. Os raios gama são obtidos através do radioisótopo Cobalto 60 e a irradiação é feita por um aparelho denominado irradiador.

Como funciona a irradiação de alimentos

Irradiação de alimentos é um processo básico de tratamento comparável à pasteurização térmica, ao congelamento ou enlatamento. O processo consiste em submetê-los, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada de radiação ionizante, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. A irradiação funciona pela interrupção dos processos orgânicos que levam o alimento ao apodrecimento. Raios gama, raios x ou elétrons são absorvidos pela água ou outras moléculas constituintes dos alimentos, com as quais entram em contato.

Isto é feito em uma câmara especial de processamento de alimentos por um tempo determinado.

Esquema de Um Irradiador industrial

Esquema de um irradiador industrial. Consiste de uma sala com paredes de concreto, com dois metros de espessura, que contém a fonte de irradiação (Cobalto 60). Um sistema de esteiras transporta automaticamente o produto para dentro do ambiente de irradiação e após a irradiação o remove de lá. Em casos de ser necessária alguma manutenção na sala de irradiação, a fonte é recolhida ao fundo de uma piscina, cuja água absorve a energia da radiação, protegendo assim os operadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com