TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGO DO NIM

Ensaios: JOGO DO NIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 4

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professora Orientadora: Fernanda Flávia Ferreira da Silveira

Cursista: Hélina Aparecida da Silva Straélh

Escola Estadual Agnaldo Edmundo Silva Ano: 1º Data:14/09/2014

REGISTRO DA REALIZAÇÃO DO JOGO NIM NA MINHA TURMA

O JOGO NIM foi desenvolvido em minha turma no dia 2 de setembro e aconteceu de uma forma bem legal.

Apresentei os palitos de picolé colocando-os no quadro. Os alunos foram convidados a fazer a contagem dos mesmos e constataram que havia 15 palitos no total, sendo o último de cor laranja.

Eu disse a eles que o jogo seria em dupla e que cada aluno na sua vez poderia retirar até 3 palitos. Quem ficasse com o laranja na última retirada marcava 1 ponto.O jogo fecharia com 3 rodadas.

Chamei à frente o aluno Davi para fazer a demonstração e depois a aluna Vitória.

Ao distribuir os palitos para as duplas, pedi que os organizassem em uma fileira sobre a mesa e em seguida verificassem a quantidade fazendo a contagem.

Antes de começarem o jogo, solicitei que registrassem o título do jogo, no caderno,bem como o seu nome e o nome do adversário para marcarem o resultado de cada rodada.

Fui passando nas carteiras observando e fazendo intervenções necessárias.

Foi possível perceber que em cada dupla houve discussão em relação a quem começaria o jogo, gerando conflito, cada um queria ser o primeiro a fazer a retirada dos palitos. Então combinamos a regra de que quem estivesse com os palitos organizados em sua mesa não iniciaria o jogo, mas sim o colega que estava com sua mesa vazia.

Em cada rodada, os alunos jogaram sem muitas estratégias. A única estratégia perceptível foi que se restassem 2 ou 3 palitos, o aluno da vez os retirava consciente de que era o vencedor, ou seja, ele não deixava nenhum para o adversário.

Após as 3 rodadas e os resultados registrados( cada dupla registrou do seu jeito: com números, risquinhos, quadrinhos...), os alunos quiseram continuar o jogo. Permiti que jogassem enquanto houvesse interesse. Algumas duplas combinaram que em cada rodada era a vez de um deles começar. Outras duplas combinaram que quem ganhasse a rodada da vez, iniciava a próxima. A cada vitória vibravam de alegria.

Com excessão do aluno Marcos, nenhuma criança criou estratégia para vencer, elas retiravam os palitos sem ver e a possibilidade de controlar o jogo. Já o aluno Marcos começou a raciocinar quando havia poucos palitos. Percebi que ele demorava a fazer a retirada, simulava a retirada fazendo o cálculo de quantos ficariam e como poderia vencer.

O JOGO NIM foi sucesso absoluto, foi necessário convencê-los a encerrar as jogadas.

Registramos no quadro relatório coletivo de como foi o jogo, sendo eu a escriba. A participação da aluna Isabel foi expressiva na produção do relatório. Em outra aula, eu trouxe o relatório impresso para leitura e outras atividades.

A experiência foi muito proveitosa! O próximo JOGO NIM vou lançar a regra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com